SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Pentágono: China tem a maior Marinha do mundo. E está ficando melhor

Pentágono: China tem a maior Marinha do mundo. E está ficando melhor


Fonte: Poder Naval (9 de setembro de 2020 )

 

A China tem a maior marinha do mundo. E não é apenas grande, mas está ficando melhor.

“A RPC [República Popular da China] tem a maior marinha do mundo, com uma força de batalha total de aproximadamente 350 navios e submarinos, incluindo mais de 130 grandes combatentes de superfície”, afirma o Relatório anual de 2020 do Departamento de Defesa ao Congresso dos EUA sobre o poder militar chinês. “Em comparação, a força de batalha da Marinha dos EUA era de aproximadamente 293 navios no início de 2020.”

 

Em si, essa estatística é um tanto enganosa: embora a Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) tenha mais navios de guerra do que a Marinha dos EUA, a frota americana está à frente em tonelagem por ter navios de guerra maiores, incluindo 11 porta-aviões que deslocam 100.000 toneladas cada.

 

Mas o que acontece quando a quantidade naval chinesa é combinada com a qualidade tecnológica? Essa perspectiva alarma os planejadores do Pentágono.

 

A PLA Navy está muito longe de seus dias da Guerra Fria, quando era um primo pobre de um enorme exército terrestre. A fixação da China em reunificar à força Taiwan com o continente e sua determinação em substituir os EUA como o hegemon do Pacífico Ocidental, levou Pequim a gastar grandes quantias de tempo e dinheiro para melhorar a qualidade de sua marinha.

 

A Marinha Chinesa “é uma força cada vez mais moderna e flexível que se concentrou na substituição de gerações anteriores de plataformas com capacidades limitadas em favor de combatentes multifuncionais maiores e modernos”, diz o relatório. “A partir de 2019, a PLA Navy é amplamente composta por plataformas multifuncionais modernas com armas e sensores avançados de emprego antinavio, antiaéreo e antissubmarino.”

 

 

 


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais