SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   “Novo Tegram” terá capacidade para exportar 20 milhões de toneladas de grãos por ano

“Novo Tegram” terá capacidade para exportar 20 milhões de toneladas de grãos por ano


Fonte: Valor Econômico (3 de setembro de 2020 )

 

Foi inaugurada hoje a segunda fase do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), após investimentos de R$ 230 milhões da iniciativa privada que abriram caminho para o embarque, em até cinco anos, de 15 milhões de toneladas de grãos pelo Porto de Itaqui. Em 2019, a capacidade instalada era de 11 milhões de toneladas e, na fase atual, o “Novo Tegram”, poderá embarcar até 20 milhões de toneladas por ano.

 

O presidente do Porto de Itaqui, Ted Lago, disse que a capacidade do porto tem tudo para “ser tomada” sobretudo pela produção no Matopiba (confluência de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) — onde avança o plantio de soja e milho —, mas também graças ao escoamento da colheita do Centro-Oeste. Nesse caso, conta com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) para conectar Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul, que desemboca em Goiás.

 

Além dos grãos, Lago espera que o Novo Tegram atraia frigoríficos para a região de Itaqui. “Já temos consultas para a exportação de carne pelo porto e estamos retomando nossa operação de contêineres”, disse. De acordo com ele, uma requalificação no sistema elétrico permitirá oferecer ao mercado cerca de 450 tomadas para contêineres refrigerados.

 

De janeiro a julho, foram exportadas pelo Tegram 7,4 milhões de toneladas de soja em grão, milho e farelo de soja, 20% mais que no mesmo período de 2019. Já a importação de fertilizantes somou 1,4 milhão de toneladas, com aumento de 33%.

 

Marcos Pepe Bertoni, diretor do Consórcio Tegram, afirma que a segunda fase de investimentos foi baseada na duplicação da moega ferroviária do porto e de correias. Também houve ajustes para carregamento simultâneo de navios e a introdução de um equipamento mais potente para agilizar as operações. A capacidade estática de armazenagem de grãos no terminal permanece a mesma, de 500 mil toneladas.

 

Segundo Flávio Dino, governador do Maranhão, já foram investidos no Tegram, desde sua inauguração, em março de 2015, R$ 1,5 bilhão. “O Tegram é um sonho antigo não somente dos produtores maranhenses, mas dos vizinhos.”

 

Entre os volumes importados e exportados por Itaqui em 2019, foram movimentados 12,99 milhões de toneladas de produtos vindos do Nordeste, 4,9 milhões de toneladas da região Norte e 3,6 milhões de toneladas do Centro-Oeste, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais