SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Câmara setorial vota pela manutenção da TEC do arroz para importação de fora do Mercosul

Câmara setorial vota pela manutenção da TEC do arroz para importação de fora do Mercosul


Fonte: Valor Econômico (2 de setembro de 2020 )

A maioria dos integrantes da Câmara Setorial do Arroz votou contra a retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) para o arroz importado fora do Mercosul, hoje de 12%. O tema fez parte de encontro virtual realizada hoje com a participação de representantes de produtores, indústrias, cooperativas e governo.

 

A medida teve 16 votos contrários e seis favoráveis, além de uma abstenção, segundo a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

 

Alexandre Velho, presidente da Federarroz, diz que não só os produtores, mas também as cooperativas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, são contrárias a liberação da TEC. “Além disso, parte das indústrias gaúchas teve posicionamento contrário a essa alteração, pois a maioria das indústrias médias e pequenas não compram no mercado externo e certamente não gostariam da alteração da tarifa”, afirma.

 

Velho ressalta também a participação de diretores do Ministério da Agricultura no encontro, o que proporcionou um debate mais aprofundado sobre os temas que fazem parte das discussões do setor arrozeiro”. “Foi importante para apresentar a relevância da cadeia orizícola, principalmente em ano de pandemia e crise, mostrando a segurança alimentar que representa o arroz”, complementa o dirigente.

 

Grandes indústrias pediram a retirada da TEC sob a alegação de que poderá altar arroz no país nos próximos meses, mas os produtores não veem esse risco. Nesse cenário, os preços domésticos continuam em elevado patamar.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais