Porto do Rio de Janeiro realiza simulação de manobras com navios de 366 metros

Integrantes do Grupo de Trabalho (GT) responsável pelos estudos para melhoria do acesso aquaviário do Porto do Rio de Janeiro estiveram, no período de 24 a 26 de agosto, no Tanque de Provas Numérico (TPN) da Universidade de São Paulo (USP) para acompanhar a simulação de manobras com navios de 366 metros de LOA. O objetivo da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) é de que os terminais conteineiros do Porto do Rio de Janeiro passem a receber embarcações desse porte até o fim de 2021.
Segundo o superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói da CDRJ, Leandro Lima, as simulações fazem parte das análises técnicas de navegabilidade e de risco de operações: “O GT está empenhado nesses estudos que estão sendo preparados para comprovar a viabilidade da navegação desses grandes navios e realizar as adequações necessárias, antes de serem submetidos à Marinha do Brasil (MB), responsável pela homologação do navio-tipo”.
Representantes da CDRJ, da MB, da Praticagem-RJ e do terminal de contêineres ICTSI Rio, que também compõem o GT, estiveram presentes para acompanhar as 22 “corridas” realizadas em três dias no Centro de Simulação de Manobras do TPN, considerado o mais moderno da América Latina e premiado pela qualidade e inovação.
O gestor do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS) do Porto do Rio de Janeiro, Marcelo Villas-Bôas, ressaltou que “as simulações revelaram que haverá necessidade de dragagens de aprofundamento, reposicionamento de boias e alargamento dos canais de acesso e da bacia de manobra dos terminais conteineiros”. O gestor explicou ainda que “as simulações de manobras também são importantes para estabelecer as condições operacionais como limite de vento, visibilidade, correntes, ondas, boca e calados dos navios, entre outros fatores “.
Saiba mais – Atualmente, o Porto do Rio de Janeiro recebe navios conteineiros de até 340 metros de comprimento e capacidade para 9 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Já os porta-contêineres de 366 metros são capazes de transportar até 14 mil TEU em uma única viagem. Esse navio foi o motivo do aprofundamento do Canal do Panamá e os grandes portos brasileiros vêm buscando recebê-lo para atender à demanda do mercado e aumentar a movimentação de cargas.
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