SPA sedia reunião sobre segurança de cargas perigosas
A Santos Port Authority (SPA) sediou, na última sexta-feira (21), reunião com autoridades de segurança para debater a fiscalização de cargas perigosas no Porto de Santos e polo industrial de Cubatão.
O encontro foi solicitado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e contou com a participação da Marinha do Brasil, Exército, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministérios Públicos Federal e Estadual, Polícia Militar, Receita Federal, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Defesa Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades civis.
O Porto de Santos movimenta todo tipo de carga, sendo que as consideradas perigosas cumprem rigorosos protocolos de segurança e controle aprovados pelos órgãos competentes.
Na reunião, especialistas destacaram que a presença de cargas perigosas, independentemente dos volumes, não é um problema em si, pois é necessário haver uma combinação de vários fatores de riscos para causar um eventual acidente – como condições inapropriadas de armazenamento, alta temperatura, existência de produtos inflamáveis no mesmo local, entre outros.
“Reforçamos nosso compromisso com a segurança, que é a nossa máxima prioridade, não apenas com as operações, mas, sobretudo, com a população”, disse o presidente da SPA, Fernando Biral.
Mais lidas
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]
Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador. Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]