Siscoserv não é mais necessário

O Ministério da Economia anunciou ontem o cancelamento do Siscoserv. Ou seja, não é mais necessário que os importadores e exportadores lancem a informação do pagamento de serviços. Desde o começo, a ferramenta gerou polêmica e muita discussão sobre como deveria ser feito e as responsabilidades. Penalizações foram colocadas como grande ônus para aqueles que não seguissem a nova diretriz, mas o fato é que nem mesmo o Governo conseguia entender todas as particularidades.
Com isso, as Secretarias Especiais de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint) e da Receita Federal do Brasil (RFB) do Ministério da Economia informaram que, após a conclusão de processo de avaliação sobre o modelo brasileiro de coleta de dados relativos ao comércio exterior de serviços, será promovido o desligamento definitivo do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv).
Suspenso desde junho (até dezembro/2020) pela Portaria Conjunta Secint/RFB nº 25, de 26 de junho de 2020, a medida ratifica o que já era esperado pelo mercado: Os exportadores e importadores brasileiros de serviços não precisarão mais reportar as informações no sistema. Segundo o Governo, a decisão se insere no amplo processo de desburocratização, facilitação e melhoria do ambiente de negócios promovido pelo governo federal.As alterações normativas necessárias ao desligamento definitivo do Siscoserv serão editadas durante as próximas semanas.
Mais lidas
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]
Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador. Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]