Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Portos latino-americanos agregam novos socorros às comunidades mais afetadas pelo coronavírus

Fonte: Mundo Marítimo (18 de agosto de 2020)


 
A América Latina é uma das áreas mais afetadas recentemente pelo coronavírus (Covid-19). Por isso, os portos da região continuam agregando socorro às comunidades mais afetadas pela pandemia.
 
APM Terminals Quetzal , junto com Maersk Line , Hamburg Süd e Sealand fez uma doação de US $ 70.000 em suprimentos médicos essenciais para o governo da Guatemala, que fazem parte de um pacote de doações equivalente a US $ 250.000 para continuar apoiando a emergência de saúde. O aporte é composto por 11,5 mil máscaras cirúrgicas, 9,5 mil pares de luvas estéreis e 5 mil óculos de segurança.
 
Da mesma forma, o Terminal APM Buenos Aires recebeu o navio “La Paz”, da China, com 3 milhões de barbichas de três camadas, 1 milhão de luvas, 1,3 milhões de barbichas N95 e 300.000 macacões, que serão destinados a hospitais no âmbito do emergência sanitária. É o terceiro navio que chega da Ásia com um carregamento de material médico para abastecer a província de Buenos Aires, na Argentina, no âmbito da “Operação Xangai”, que visa agilizar a distribuição destes equipamentos a hospitais da periferia. e interior de Buenos Aires.
 
Por sua vez, a Administração de Serviços Portuários – Bolívia (ASP-B) em coordenação com a Câmara Boliviana de Transporte Nacional e Internacional (CBT) , o Terminal Puerto Arica (TPA) e outros atores da cadeia logística boliviana entregaram o suprimentos médicos e suprimentos para transportadores internacionais do setor pesado que estão presos nos pontos de bloqueio dos setores de Tambo Quemado, Turco e Curaguara de Carangas. O ASP-B enfatiza que busca aliviar as necessidades básicas tanto de alimentação quanto de saúde em um contexto delicado devido à situação de pandemia.
 
Enquanto isso, o Operador Portuário Centro-Americano (OPC) , em Honduras, junto com um grupo de empresas altruístas, estará patrocinando a reforma e apetrechamento dos quartos do hospital da região em Puerto Cortés. Por meio do programa de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), eles concluirão a reforma e o equipamento de duas salas para pacientes positivos Covid-19 em estado moderado dentro das instalações do Hospital de Puerto Cortés. A estimativa é que o projeto seja entregue em 36 dias e que envolva um investimento de US $ 70 mil.
 
No Chile, no âmbito da segunda oficina de gestão emocional, da qual participaram San Vicente Terminal Internacional (SVTI) , Puertos de Talcahuano e Universidad San Sebastián (USS), foram ensinadas estratégias às famílias dos trabalhadores para enfrentar o estresse e a ansiedade .
 
Outras medidas
Com relação a outras medidas para enfrentar a crise de saúde, a Jamaica incluiu os marítimos como “trabalhadores essenciais” para facilitar as mudanças de tripulação e repatriações.
 
O Iquique Terminal Internacional (ITI) , no norte do Chile, realizou a aplicação de mais de 150 testes PCR a funcionários do terminal concessionado, empreiteiros e membros da cadeia logística associada ao porto. A iniciativa faz parte da estratégia de Testes, Rastreabilidade e Isolamento promovida pelo Ministério da Saúde, que visa identificar potenciais casos de Covid-19 no terreno.
 
Na Argentina, o controlador do Porto de Buenos Aires , José Beni, aprovou a suspensão até o dia 16 de agosto de todos os prazos relativos a locações, transferências, audiências ou notificações que estejam em andamento em todos os trâmites da competência da Administração Geral de Portas.
 
Da mesma forma, o Ministério de Transporte e Comunicações (MTC) do Peru informou que a imobilização social obrigatória aos domingos para evitar a disseminação da Covid-19 não restringe o transporte de cargas e mercadorias, nem todas as atividades relacionadas. Da mesma forma, são autorizados os serviços prestados por agências gerais, marítimas, aduaneiras e de carga, bem como operadores logísticos, fornecedores de selos aduaneiros, material de embalagem, empresas de custódia de veículos, fiscais de carga, transportadores de documentos guindastes de reboque, oficinas de manutenção de veículos e armazéns.