SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Portos no Brasil já refletem maiores compras de açúcar da China

Portos no Brasil já refletem maiores compras de açúcar da China


Fonte: UOL (17 de agosto de 2020 )

A demanda da China por açúcar finalmente dá sinais de vida após a decisão do governo de Pequim de eliminar as elevadas tarifas de importação.

 

O Brasil, maior exportador da commodity, tem agendado o embarque de 816.823 toneladas para o país asiático nas próximas semanas, segundo line-ups dos principais portos do país compilados pela consultoria Datagro em 10 de agosto.

 

O volume corresponde a 31% de todo açúcar que os portos brasileiros devem exportar nesse período. Se as exportações continuarem nesse ritmo, a China pode retomar a posição de maior importador de açúcar do Brasil.

 

O número de navios com destino à China que aguardam carregamento no Brasil tem aumentado, e novos pedidos sugerem que o volume permanecerá elevado, segundo Paulo Roberto de Souza, presidente da trading de açúcar Alvean.

 

“A mudança das tarifas de importação pela China, abrindo caminho, apontaria para um desejo de potencialmente repor estoques em certo grau”, disse Michael McDougall, diretor-gerente da Paragon Global Markets.

 

As importações chinesas e expectativas de mais compras ajudaram os futuros do açúcar bruto em Nova York a subir cerca de 35% em relação à mínima no fim de abril.

 

“O aumento dos preços do milho no mercado interno para o nível mais alto em cinco anos também pode impactar o consumo de adoçantes alternativos, empurrando mais consumo para o açúcar como resultado”, disse McDougall.

 

A Alvean projeta que as importações da China de açúcar bruto e branco ultrapassem 5 milhões de toneladas neste ano, um salto de 50% em relação a 2019. Cerca de 80% do açúcar bruto poderia vir do Brasil, disse de Souza.

 

No acumulado do ano até julho, o Brasil exportou 1,43 milhão de toneladas ao país asiático, superando o volume total embarcado em 2019, segundo dados do Ministério da Indústria e Comércio.


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais