Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Porto de Suape publica edital para arrendamento de terminal de granéis sólido

Fonte: Jornal Portuário (17 de agosto de 2020)

O Porto de Suape publicou, nesta quinta-feira (13), um edital de chamada pública para interessados em celebrar um contrato de transição para a exploração temporária do Terminal de Granéis Sólidos Suape (TGSS), com disponibilidade de 72.542 m² de área e capacidade anual de movimentação na casa de 750 mil toneladas de produtos. O contrato, com valor mínimo mensal de R$142.846,96, será de transição pelo período de seis meses ou até a realização do leilão, que determinará o arrendamento final, o que ocorrer primeiro.
O terminal, localizado na retroárea do Cais 5, é destinado a movimentar e armazenar açúcar a granel ou em sacos, e granéis sólidos em geral, como fertilizantes, coque de petróleo, granéis vegetais, neogranéis, entre outros. A estrutura construída possuí galpão de armazenagem de açúcar; carregador de sacas e grãos para navios (shiploader); áreas administrativas, de manutenção, almoxarifado e segurança do trabalho; prédios destinados a vestiários e sanitários, refeitório e área de vivência; balança rodoviária, entre outros.

 
“Suape é líder nacional em granéis líquidos e líder regional em contêineres e veículos, mas tem uma participação muito tímida nos granéis sólidos, limitando-se praticamente a atender a demanda das empresas no complexo e entorno. Essa história começa a mudar a partir de hoje. Com a expansão do objeto, o Terminal de Granéis Sólidos de Suape passará a operar todo tipo de granel sólido, como coque de petróleo, barrilha, cevada, fertilizantes, dentre outros, buscando competir a nível regional”, explica o presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho.
 
O edital pode ser consultado no site e ficará disponível durante 30 dias após a manifestação de interesse. O contrato de transição é permitido pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (Snpta) e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para que a área não fique desocupada enquanto se realiza o processo de licitação para o arrendamento final. A SNPTA autorizou a devolução do terreno e suspensão das obrigações contratuais por parte da Agrovia do Nordeste S.A, que detinha o arrendamento do terminal. Com o contrato de transição em andamento, o Porto de Suape pode iniciar os procedimentos para a licitação da área.