SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Santos Brasil vê perspectiva de retomada no segundo semestre

Santos Brasil vê perspectiva de retomada no segundo semestre


Fonte: Valor Econômico (13 de agosto de 2020 )
Presidente Antônio Carlos Sepulveda

 

A Santos Brasil, operadora de terminais portuários de contêineres, avalia que o pior da crise já passou e que, no segundo semestre, haverá uma retomada na movimentação do terminal de Santos, segundo Daniel Dorea, diretor financeiro e de relacionamento com investidores.

 

“Alguns sinais positivos indicam que o pior já passou, salvo [haja uma] segunda onda [da pandemia]. Os próximos trimestres deverão se mostrar mais benignos. Na última quinzena de julho já vemos uma maior consignação de navios e, em agosto, não deve haver mais cancelamentos no terminal de Santos”, disse o executivo, em teleconferência com analistas.

 

Durante o auge da pandemia, a companhia sofreu com diversos cancelamentos de viagens – primeiro devido à paralisação nos terminais chineses e, depois, pela queda de demanda no Brasil.

 

No segundo trimestre deste ano, a empresa registrou queda de 19,8% no total de contêineres movimentados nos terminais do grupo. Em Santos, principal operação da companhia, a retração foi de 22%, devido à maior exposição às importações e ao transporte de cabotagem.

 

A Santos Brasil também reiterou sua intenção de participar de leilões no Porto de Santos e diversificar sua atuação, hoje focada em contêineres. A companhia não pretende participar da próxima concorrência, que deverá ser o arrendamento de terminais de celulose no cais santista, segundo o presidente, Antônio Carlos Sepúlveda.

 

O executivo disse, porém, que a empresa deverá olhar com mais detalhe o leilão seguinte. O porto de Santos planeja licitar um megaterminal de granéis líquidos, hoje operado pela Transpetro.


Mais lidas


  Na última sexta-feira (08) o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) recebeu, na sua sede, o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Mario Povia.   Essa foi à primeira visita do secretário a entidade desde que assumiu a pasta, em maio deste ano, e […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais