Navios com casos suspeitos de Covid são tema de reunião da Câmara de Navegação da ACS
Os constantes casos de navios que precisam ficar de quarentena, em razão de tripulantes com suspeita de Covid-19, foram tema de reunião dos integrantes da Câmara de Navegação, realizada na tarde desta quarta-feira (12).
Só na última semana, dois navios precisaram ficar reclusos no Porto de Santos e tiveram que aguardar a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com o coordenador da Câmara, Vanderlei Lopes, cada caso deve ser analisado individualmente. “Nós, da Associação Comercial de Santos, vamos preparar um ofício para entregar ao Conselho de Administração Portuária (Consad), pedindo que a Santos Port Authority, junto a Anvisa, avalie a situação. Sabemos que lugares que cumprem o protocolo de segurança a liberação é mais rápida. Cada dia que o navio fica na barra, é prejuízo. Por isso, pedimos uma maior flexibilidade”.
Alguns integrantes da Câmara lembraram que é a tripulação que está com a suspeita e não a carga ou a embarcação.
“Teve o caso de um navio que, após esperar três dias, teve a tripulação toda substituída para continuar a viagem”, lembrou um integrante.
O ofício deve ser preparado nos próximos dias e entregue à diretoria da ACS, que faz parte do Consad.
Mais lidas
Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]
Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador. Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]