SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Ministério detalha projetos para logística portuária inteligente

Ministério detalha projetos para logística portuária inteligente


Fonte: Brasil Export (11 de agosto de 2020 )

 

Durante webinar realizado nesta segunda-feira (10), o subsecretário de gestão estratégica, tecnologia e inovação do Ministério da Infraestrutura, Fernando Mitkiewick, detalhou quais são os projetos prioritários da pasta para o setor de portos e logística.

 

O seminário virtual destinado a conselheiros e patrocinadores do Fórum Brasil Export integra a série de encontros do Brasil Hack Export.

 

Mitkiewick afirmou que são quatro os projetos vinculados: modernização do PSP (porto sem papel), gerenciamento do tráfego aquaviário, gerenciamento do tráfego terrestre e PCS (Port Community System). Entre os benefícios observados estão a maior celeridade para obtenção do certificado de livre prática e certificado sanitário, redução do tempo de processamento e do pagamento de até 5 dias para cerca de minutos e economia que vai de R$ 180 milhões a R$ 280 milhões ao ano.

 

A “menina dos olhos” do ministério é a Janela Única Portuária, desdobramento do PSP, que interligará agentes de navegação, armadores, importadores e exportadores, terminais e portos a sistemas da Anvisa, Marinha, PF e Vigiagro.

 

Outra frente é a do sistema de gerenciamento do tráfego de navios (VTMIS). O objetivo é o de implementar um monitoramento ativo do tráfego aquaviário, elevando a segurança marítima, proteção ambiental e eficiência das operações portuárias. Por sua vez, o gerenciamento do tráfego portuário buscará criar um sistema de agendamento de veículos, pátios reguladores de fluxo e portarias informatizadas.

 

Post Community System

Outro ponto citado por Mitkiewick foi a plataforma que permite o intercâmbio de informação inteligente e segura entre os setores público e privado, com o objetivo de promover a posição competitiva das comunidades de portos marítimos e aéreos, batizado de PCS (Post Community System). O PCS otimiza, gerencia e automatiza portos e processos e eficiência logística por meio da submissão única de dados e conectando transporte e cadeia logística.

O webinar contou com a mediação de Angelino Caputo, que além de conselheiro do Fórum Brasil Export coordena o Brasil Hack Export e também é diretor-executivo da ABTRA.

 

Além dos temas relativos a portos e logística, no encontro também foi revelado que o Ministério da Infraestrutura já conta com 100% dos seus serviços digitalizados. “Porém, há muito o que fazer”, ressaltou Mitkiewick.

 

Outra informação importante foi de que o Brasil avançou no ranking de infraestrutura em transportes na América Latina, saltando de 9º para 8º lugar. E o objetivo é o de se transformar em um dos líderes da região em breve.

 

Confira logo mais a cobertura completa do encontro.

 

Os encontros virtuais são destinados a conselheiros e patrocinadores do Fórum Brasil Export. Participe conosco das discussões desse importante segmento da economia do país. Descubra como clicando neste link.


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais