SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Ministério detalha projetos para logística portuária inteligente

Ministério detalha projetos para logística portuária inteligente


Fonte: Brasil Export (11 de agosto de 2020 )

 

Durante webinar realizado nesta segunda-feira (10), o subsecretário de gestão estratégica, tecnologia e inovação do Ministério da Infraestrutura, Fernando Mitkiewick, detalhou quais são os projetos prioritários da pasta para o setor de portos e logística.

 

O seminário virtual destinado a conselheiros e patrocinadores do Fórum Brasil Export integra a série de encontros do Brasil Hack Export.

 

Mitkiewick afirmou que são quatro os projetos vinculados: modernização do PSP (porto sem papel), gerenciamento do tráfego aquaviário, gerenciamento do tráfego terrestre e PCS (Port Community System). Entre os benefícios observados estão a maior celeridade para obtenção do certificado de livre prática e certificado sanitário, redução do tempo de processamento e do pagamento de até 5 dias para cerca de minutos e economia que vai de R$ 180 milhões a R$ 280 milhões ao ano.

 

A “menina dos olhos” do ministério é a Janela Única Portuária, desdobramento do PSP, que interligará agentes de navegação, armadores, importadores e exportadores, terminais e portos a sistemas da Anvisa, Marinha, PF e Vigiagro.

 

Outra frente é a do sistema de gerenciamento do tráfego de navios (VTMIS). O objetivo é o de implementar um monitoramento ativo do tráfego aquaviário, elevando a segurança marítima, proteção ambiental e eficiência das operações portuárias. Por sua vez, o gerenciamento do tráfego portuário buscará criar um sistema de agendamento de veículos, pátios reguladores de fluxo e portarias informatizadas.

 

Post Community System

Outro ponto citado por Mitkiewick foi a plataforma que permite o intercâmbio de informação inteligente e segura entre os setores público e privado, com o objetivo de promover a posição competitiva das comunidades de portos marítimos e aéreos, batizado de PCS (Post Community System). O PCS otimiza, gerencia e automatiza portos e processos e eficiência logística por meio da submissão única de dados e conectando transporte e cadeia logística.

O webinar contou com a mediação de Angelino Caputo, que além de conselheiro do Fórum Brasil Export coordena o Brasil Hack Export e também é diretor-executivo da ABTRA.

 

Além dos temas relativos a portos e logística, no encontro também foi revelado que o Ministério da Infraestrutura já conta com 100% dos seus serviços digitalizados. “Porém, há muito o que fazer”, ressaltou Mitkiewick.

 

Outra informação importante foi de que o Brasil avançou no ranking de infraestrutura em transportes na América Latina, saltando de 9º para 8º lugar. E o objetivo é o de se transformar em um dos líderes da região em breve.

 

Confira logo mais a cobertura completa do encontro.

 

Os encontros virtuais são destinados a conselheiros e patrocinadores do Fórum Brasil Export. Participe conosco das discussões desse importante segmento da economia do país. Descubra como clicando neste link.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais