Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Ministério detalha projetos para logística portuária inteligente

Fonte: Brasil Export (11 de agosto de 2020)


 
Durante webinar realizado nesta segunda-feira (10), o subsecretário de gestão estratégica, tecnologia e inovação do Ministério da Infraestrutura, Fernando Mitkiewick, detalhou quais são os projetos prioritários da pasta para o setor de portos e logística.
 
O seminário virtual destinado a conselheiros e patrocinadores do Fórum Brasil Export integra a série de encontros do Brasil Hack Export.
 
Mitkiewick afirmou que são quatro os projetos vinculados: modernização do PSP (porto sem papel), gerenciamento do tráfego aquaviário, gerenciamento do tráfego terrestre e PCS (Port Community System). Entre os benefícios observados estão a maior celeridade para obtenção do certificado de livre prática e certificado sanitário, redução do tempo de processamento e do pagamento de até 5 dias para cerca de minutos e economia que vai de R$ 180 milhões a R$ 280 milhões ao ano.
 
A “menina dos olhos” do ministério é a Janela Única Portuária, desdobramento do PSP, que interligará agentes de navegação, armadores, importadores e exportadores, terminais e portos a sistemas da Anvisa, Marinha, PF e Vigiagro.
 
Outra frente é a do sistema de gerenciamento do tráfego de navios (VTMIS). O objetivo é o de implementar um monitoramento ativo do tráfego aquaviário, elevando a segurança marítima, proteção ambiental e eficiência das operações portuárias. Por sua vez, o gerenciamento do tráfego portuário buscará criar um sistema de agendamento de veículos, pátios reguladores de fluxo e portarias informatizadas.
 
Post Community System
Outro ponto citado por Mitkiewick foi a plataforma que permite o intercâmbio de informação inteligente e segura entre os setores público e privado, com o objetivo de promover a posição competitiva das comunidades de portos marítimos e aéreos, batizado de PCS (Post Community System). O PCS otimiza, gerencia e automatiza portos e processos e eficiência logística por meio da submissão única de dados e conectando transporte e cadeia logística.
O webinar contou com a mediação de Angelino Caputo, que além de conselheiro do Fórum Brasil Export coordena o Brasil Hack Export e também é diretor-executivo da ABTRA.
 
Além dos temas relativos a portos e logística, no encontro também foi revelado que o Ministério da Infraestrutura já conta com 100% dos seus serviços digitalizados. “Porém, há muito o que fazer”, ressaltou Mitkiewick.
 
Outra informação importante foi de que o Brasil avançou no ranking de infraestrutura em transportes na América Latina, saltando de 9º para 8º lugar. E o objetivo é o de se transformar em um dos líderes da região em breve.
 
Confira logo mais a cobertura completa do encontro.
 
Os encontros virtuais são destinados a conselheiros e patrocinadores do Fórum Brasil Export. Participe conosco das discussões desse importante segmento da economia do país. Descubra como clicando neste link.