SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Quarto Estudo de Gases de Efeito Estufa da IMO: emissões marítimas aumentam em até 50% até 2050, em relação a 2018

Quarto Estudo de Gases de Efeito Estufa da IMO: emissões marítimas aumentam em até 50% até 2050, em relação a 2018


Fonte: Portos e Navios (5 de agosto de 2020 )

As emissões do transporte marítimo de gases de efeito estufa aumentaram de 977 milhões de toneladas em 2012 para 1.076 milhões de toneladas em 2018 (aumento de 9,6%). A intensidade de carbono do transporte marítimo melhorou cerca de 11% nesse período, mas o crescimento da atividade foi maior que os ganhos de eficiência.

 

Nas próximas décadas, projeta-se que as emissões aumentem em 50% até 2050, em relação a 2018, apesar de mais ganhos de eficiência, pois a demanda por transporte deverá continuar crescendo. Embora os impactos da pandemia de Covid-19 provavelmente causem um declínio nas emissões em 2020, não se espera que eles afetem significativamente as projeções para as próximas décadas.

 

Estas são as principais conclusões do Quarto Estudo de Gases de Efeito Estufa da IMO, divulgado nesta terça-feira (4). O estudo foi preparado para a Organização Marítima Internacional por um consórcio internacional composto por dez consultorias, institutos de pesquisa e universidades de quatro continentes. O consórcio foi liderado por CE Delft.

 

Jasper Faber, CE Delft, gerente de projetos, disse: “O relatório fornecerá à IMO uma base factual para as negociações sobre medidas para lidar com as emissões de gases de efeito estufa provenientes do transporte marítimo. Os métodos e a apresentação dos Estudos de Gases de Efeito Estufa melhorou sobre as edições anteriores. Estamos orgulhosos de ter montado um consórcio verdadeiramente global, reunindo alguns dos melhores especialistas da área”.

 

Shinichi Hanayama, diretor técnico da ClassNK, completou: “Nesta quarta edição, aplicamos uma análise de qualidade mais abrangente para cada tarefa, o que levou a uma melhor qualidade, com mais experiência e conhecimento. Estamos orgulhosos de termos concluído todas as tarefas pesadas dentro do cronograma, na situação do COVID-19″.


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais