SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Governo aprova zoneamento do Porto de Santos — veja próximos passos

Governo aprova zoneamento do Porto de Santos — veja próximos passos


Fonte: VEJA (3 de agosto de 2020 )
Com a aprovação do plano, o ministro Tarcísio de Freitas está confiante que o leilão será bem sucedido, dando sinal verdade à retomada do programa de concessões no pós-pandemia. Antonio Cruz/Agência Brasil

 

Depois de uma movimentada briga judicial, o Ministério da Infraestrutura, enfim, conseguiu aprovar o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos.

 

Alvo de discordância entre quem defende a restruturação do maior porto do Hemisfério Sul e defensores do modelo anterior, o plano foi assinado nesta terçam, horas depois de cair uma liminar que impedia a aprovação.

 

O plano prevê a reorganização do porto por modelos de carga e a construção de novos acessos ferroviários e rodoviários para evitar gargalos na chegada aos terminais.

 

No dia 24 de agosto, serão leiloados dois terminais de celulose (STS14 e STS14A) no porto. Com a aprovação do plano, o ministro Tarcísio de Freitas está confiante que o leilão será bem sucedido, dando sinal verdade à retomada do programa de concessões no pós-pandemia.

 

A estimativa é que sejam necessários 9,7 bilhões de reais entre os próximos cinco e dez anos divididos em investimentos em terminais com contratos vigentes (2,5 bilhões de reais), investimentos previstos em oito novos arrendamentos a serem realizados a partir de 2021 (5,2 bilhões de reais), e obras de acessos rodoferroviários (2 bilhões de reais).

 

Somente em obras, a SPA projeta a criação de 58.000 empregos nos próximos cinco anos, sendo 19.300 diretos, 9.000 indiretos e 29.700 efeito-renda.


Mais lidas


  Na última sexta-feira (08) o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) recebeu, na sua sede, o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Mario Povia.   Essa foi à primeira visita do secretário a entidade desde que assumiu a pasta, em maio deste ano, e […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais