SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   CNA mostra que agro liderou criação de novos postos de trabalho em 2020

CNA mostra que agro liderou criação de novos postos de trabalho em 2020


Fonte: Grupo Cultivar (30 de julho de 2020 )

O agro foi o setor com melhor desempenho na geração de empregos com carteira assinada tanto em junho como no primeiro semestre de 2020. No mês passado, o setor teve saldo positivo de 36,8 mil postos de trabalho, e na primeira metade do ano foram 62,6 mil novas vagas.

 

É o que mostra o Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com base nos últimos dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia.

 

Os dados gerais de emprego mostram saldo negativo tanto em junho (-10,9 mil) quanto no semestre (-1,2 milhão). No comportamento mensal, apenas o agro e a construção civil contrataram mais do que demitiram. Já no acumulado de seis meses, apenas o campo gerou novos postos.

 

Das 36,8 mil vagas criadas pelo agro em junho, as culturas permanentes geraram 14,1 mil novos postos, com destaque para laranja, café e uva. As lavouras temporárias tiveram saldo positivo de 10,6 mil empregos formais, onde a produção de soja liderou a contratação de mão-de-obra.

 

As atividades de apoio à agricultura (9,8 mil), a criação de bovinos (1,2 mil) e de aves (792) também ajudaram a gerar novos empregos.

 

São Paulo foi o estado com o maior número de novos empregos (23 mil), onde a laranja, o café e a soja se destacaram. Em seguida vêm Mato Grosso, com mais de 3 mil vagas, principalmente nas lavouras de soja e algodão, e Minas Gerais, com mais de 2 mil postos, sendo a maioria na cafeicultura.


Mais lidas


  Na última sexta-feira (08) o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) recebeu, na sua sede, o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Mario Povia.   Essa foi à primeira visita do secretário a entidade desde que assumiu a pasta, em maio deste ano, e […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais