Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Teste de vacina contra o coronavírus começa em mais quatro centros

Fonte: Governo do Estado de São Paulo (29 de julho de 2020)

O Governo de São Paulo começa nesta semana os testes clínicos da vacina contra o coronavírus em quatro novos centros de pesquisa.  O potencial imunizante está em fase final de pesquisa por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac Life Science.
 
A testagem coordenada pelo Butantan terá a participação de 9 mil voluntários e deve ser concluída entre o fim de outubro e o início de novembro. Dos 12 centros de pesquisa selecionados no Brasil, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas e o HC (Hospital das Clínicas) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP iniciam a pesquisa nesta quinta-feira (30).
 
No dia seguinte, é a vez da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
 
O Emílio Ribas e o Centro da UFMG contarão com 852 participantes cada. Já a Universidade Municipal de São Caetano do Sul terá 652 voluntários, além de outros 500 no HC de Ribeirão Preto.
 
Tecnologia
O primeiro centro a testar a Coronavac em voluntários foi o HC da Faculdade de Medicina da USP, na capital, na última terça-feira (21). A terceira fase de testes no HC em São Paulo é direcionada a 890 voluntários. O início dos testes nos demais centros será anunciado nos próximos dias.
 
O imunizante desenvolvido pela Sinovac Life Science é um dos mais promissores do mundo porque utiliza tecnologia já conhecida e amplamente aplicada em outras vacinas. O Instituto Butantan avalia que sua incorporação ao sistema de saúde deva ocorrer mais facilmente.
 
O laboratório asiático já realizou testes em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra o coronavírus.
 
A farmacêutica forneceu ao Butantan as doses da vacina para a realização de testes clínicos de fase 3 em voluntários no Brasil, com o objetivo de demonstrar sua eficácia e segurança.
 
Produção
Caso a vacina seja aprovada, a Sinovac e o Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala e fornecimento gratuito ao SUS (Sistema Único de Saúde). Os passos seguintes serão o registro do imunizante pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e distribuição em todo o Brasil.
 
Confira, abaixo, a relação dos doze centros de estudo que vão participar da fase final de pesquisa da vacina contra o coronavírus:

  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
  • Instituto de Infectologia Emílio Ribas
  • Hospital Israelita Albert Einstein
  • Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Hospital das Clínicas da Unicamp
  • Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto
  • Universidade de Brasília
  • Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas de Fiocruz (RJ)
  • Universidade Federal de Minas Gerais
  • Hospital São Lucas da PUC do Rio Grande do Sul
  • Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná