Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Estudo comprova que o uso de máscara em avião protege contra a Covid-19

Fonte: Money Times (29 de julho de 2020)

Estudo comprava que máscara pode ser segura até no avião (Imagem: Unsplah/@anniespratt)


 
Um homem de 44 anos estava conversando com sua esposa e filho em um vôo de Cingapura para a China no início deste ano, quando baixou a guarda, permitindo que sua máscara deslizasse por baixo do nariz.
 
Esse lapso parece ter sido a forma como ele foi infectado pela Covid-19.
 
O caso, citado em um artigo publicado recentemente sobre um surto entre passageiros em um vôo no mês de janeiro, é um dos primeiros a documentar uma provável transmissão dentro de um avião e está fortalecendo os pedidos de regras governamentais pelo uso de máscaras.
 
Legisladores e sindicatos de companhias aéreas – que buscam padrões mais rigorosos há meses, à medida em que as infecções surgem em todo o país e circulam relatos de passageiros contornando as regras existentes – disseram que o estudo acrescenta novo peso às suas demandas.
 
“Este relatório parece confirmar as trágicas consequências do fracasso do governo Trump em proteger os passageiros mediante o uso de máscaras”, disse o senador Richard Blumenthal, democrata de Connecticut. “Usar máscaras, como exigir cinto de segurança ou proibir o fumo, é absolutamente fundamental para proteger passageiros e tripulantes durante esses tempos sem precedentes.”
 
O chefe de um sindicato representando os comissários de bordo – os trabalhadores mais expostos aos passageiros e chamados a aplicar as diretrizes das máscaras aéreas – considerou a falta de ação “indesculpável”.
 
“Este novo estudo ressalta a necessidade urgente de uma política nacional única que determine que as máscaras sejam usadas adequadamente em todos os voos comerciais”, disse Julie Hedrick, presidente da Associação de Comissários de bordo da American Airlines.
 
Todas as principais companhias aéreas dos EUA agora exigem que os passageiros cubram seus rostos, mas os defensores de uma exigência federal de máscara dizem que isso facilitaria a fiscalização, potencialmente tornando as violações um crime. Também estabeleceria um padrão mais uniforme, dizem eles.
 
“O Departamento de Transportes e a FAA deixaram claro que os passageiros devem usar coberturas faciais enquanto viajam de avião, para sua própria proteção e a proteção das pessoas ao seu redor”, a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) disse em um comunicado.
 
O grupo comercial de grandes companhias aéreas, Airlines for America, disse: “As companhias aéreas dos EUA continuam a tomar medidas extraordinárias como parte de uma abordagem em várias camadas para ajudar a proteger a saúde e o bem-estar do público e dos funcionários que viajam”.
 
O vôo de 24 de janeiro de Cingapura para Hangzhou, na China, é o caso mais bem documentado de uma provável infecção de Covid-19 entre passageiros.
 
Cerca de 100 dos 335 passageiros haviam viajado recentemente para Wuhan, na China, onde a doença surgiu originalmente, e alguns apresentaram sintomas. Como resultado, todos ficaram em quarentena por pelo menos duas semanas. Eles foram questionados em detalhes por especialistas em doenças infecciosas. Os resultados revisados por pares do estudo foram publicados on-line em 6 de julho pela revista Travel Medicine and Infectious Disease.
 
A equipe na China concluiu que um homem provavelmente foi infectado por outros passageiros, depois de excluir outros contatos possíveis e observar o momento em que ficou doente.
 
Durante uma hora do voo, ele foi conversar com sua esposa e filho, que estavam em uma fila diferente.
 
“Enquanto ele falava, ele relatou que não usava a máscara com força e o nariz estava fora da máscara”, escreveram os autores.
 
Duas pessoas adjacentes a ele na mesma fila e mais duas no corredor logo atrás testaram positivo para Covid-19, incluindo uma pessoa que já estava apresentando sintomas, segundo o estudo.

 
Ashok Srinivasan, professor de ciência da computação na University of West Florida que se especializou em modelar a transmissão de doenças e estudou viagens aéreas, disse que o artigo destaca a importância das máscaras na prevenção da propagação do coronavírus em ambientes lotados.
 
“Eu acho que é importante usar a máscara o tempo todo”, disse Srinivasan.