SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Ibama flagra pesca irregular perto de plataforma de petróleo e apreende 75 t de peixes

Ibama flagra pesca irregular perto de plataforma de petróleo e apreende 75 t de peixes


Fonte: G1 (27 de julho de 2020 )
Fiscais flagram barco pesqueiro próximo à plataforma de petróleo e gás na Bacia de Santos — Foto: Divulgação/Ibama

 

Uma embarcação foi flagrada praticando pesca irregular ao redor de uma plataforma de petróleo e gás na Bacia de Santos, no litoral de São Paulo. O barco foi alvo de uma operação coordenada pela equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Santos. Imagens divulgadas pelo Instituto, nesta sexta-feira (24), mostram a embarcação dentro da área de segurança da plataforma, o que é proibido.

 

A Operação Plataforma, do Ibama, buscou fiscalizar e evitar danos ambientais em volta de áreas de extração de combustível. A ação, realizada em parceria com a Marinha do Brasil, contou com o apoio da equipe do Grupamento de Patrulha Naval do Rio de Janeiro e do avião Poseidon, do Ibama, que possui equipamentos de monitoramento a longas distâncias.

 

A embarcação suspeita foi flagrada pela equipe na última terça-feira (21) após uma denúncia de que os pescadores invadiram áreas de segurança, próximas à extração de combustível na Bacia de Santos.

 

O Ibama aponta que a pesca é proibida em um raio de 500 metros de distância das plataformas de petróleo e gás, uma vez que o choque de uma embarcação contra a plataforma pode causar acidentes e danos ambientais.

 

A embarcação foi monitorada pelo Programa de Rastreamento via Satélite (Preps) e teve todo o percurso rastreado. Desta forma, os fiscais confirmaram diversas invasões a áreas de seguranças.

 

Os pescadores foram abordados pelos fiscais do Ibama somente quando chegaram no porto onde seria feito o desembarque dos peixes. No local, o Ibama apreendeu 75 toneladas de pescado.

 

Fiscalização em plataformas de petróleo contou com o apoio do Grupamento de Patrulha Naval — Foto: Divulgação/Ibama

 

Em entrevista à TV Tribuna, a agente ambiental federal Ana Angélica Alabarce, a chefe do Ibama em Santos, diz que a operação é pioneira no Brasil e foi executada após um ano de planejamento para coibir a pesca em áreas de segurança. A ação visa garantir a segurança das plataformas e das operações de extração de combustíveis.

 

“Não é por acaso que essa área é proibida. Quando um pesqueiro desse adentra essa área pescando, o seu pescado chama as aves. Há um movimento de aeronaves. Com o risco de um problema, uma pane por causa de uma entrada (de uma ave) em uma turbina, coloca em uma situação que pode ser incalculável o dano, tanto para a plataforma quanto para as pessoas que estão em volta. O impacto ambiental também”, afirma.

 

Equipe realizou monitoramento de embarcação que invadiu áreas de segurança na Bacia de Santos — Foto: Divulgação/Ibama

 

Todo o pescado e a embarcação foram apreendidos. O Ibama também aponta que, pela pesca em área proibida, o proprietário do barco apreendido poderá ser autuado em R$ 1,5 milhão.


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais