SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Mulheres são mais afastadas do trabalho por pandemia que homens, segundo IBGE

Mulheres são mais afastadas do trabalho por pandemia que homens, segundo IBGE


Fonte: Valor Econômico (24 de julho de 2020 )
— Foto: Pixabay

A parcela de mulheres afastadas do trabalho em junho devido à pandemia, 18,3%, se manteve muito superior à de homens nesta mesma situação (11,1%). Embora o número de trabalhadores afastados pela crise em ambos os sexos tenha caído entre maio e junho (-22%, para 11,8 milhões de pessoas), a disparidade de gênero neste quesito já havia sido verificada no segundo mês inteiro de pandemia, maio, quando 23,5% delas estavam paradas ante somente 15% deles.

 

Os dados são da segunda edição da pesquisa Pnad Covid-19 mensal, criada para acompanhar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e divulgada nesta quinta-feira.

 

De acordo com o diretor adjunto de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, o percentual ainda elevado de afastamento dos trabalhadores doméstico, na imensa maioria de mulheres, explica a ajudar a diferença de percentuais.

 

Em junho, 22,9% dos trabalhadores domésticos estavam parados. A dinâmica se repete em outros setores mais afetados pelo distanciamento social, como o de educação, onde as mulheres são a maior parte da força de trabalho, lembra, a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira.

 

A pesquisa, que também investiga sintomas de síndrome respiratória, também identifica um peso bem maior sobre as mulheres: 57,8% delas relataram ter tido sintomas conjugados, enquanto só 42,2% dos homens teriam sido acometidos.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais