Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Eleição para representante dos trabalhadores no CONSAD

Fonte: SINDAPORT (24 de julho de 2020)


Três empregados de carreira da Autoridade Portuária de Santos disputam o cargo de representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa. A votação acontece entre os dias 03 e 05 de agosto, entre às 8h30 e 17h30. E a apuração está marcada para o dia 06 de agosto.
 
Os candidatos são: Arlindo Manoel Monteiro, Claudio Duarte Castanheira e Sidney Antonio Verde.
 
O processo eleitoral foi iniciado em março e o edital publicado em 18 de maio. A comissão eleitoral é formada Felipe Chiarini (indicado pela SPA), Luciana Francisco Furtado (indicada pela SPA), João de Andrade Marques (indicado pelo SINDAPORT) e Walmer do Carmo (indicado pelo SINDAPORT).
 
Após o pleito, ainda há um trâmite a ser seguido conforme prevê o calendário eleitoral:
 
07/08/2020 – Divulgação do candidato vencedor da eleição ou dos dois candidatos mais votados
 
10/08/2020 – Encaminhamento ao Comitê de Elegibilidade
 
14/08/2020 – Convalidação da habilitação provisória e divulgação do resultado final ou autorização para segundo turno
 
2º Turno 17/08/2020 a 21/08/2020 – Período para campanha eleitoral
 
2º Turno – 24 a 26/08/2020
 
Apuração – 2º Turno 27/08/2020
 
Divulgação do Resultado 28/08/2020
 
31/08/2020 e 01/09/2020 – Prazo para interposição de recurso contra resultado final
 
02/09/2020 – Admissibilidade dos recursos
 
08/09/2020 – Encaminhamento do recurso ao Conselho de Administração
 
25/09/2020 – Comunicação do resultado final à Diretoria Executiva
 
Conheça os candidatos :
 
SIDNEY VERDE – Número 01
Técnico Portuário – Gerência de Sustentabilidade
Currículo: Sidney Verde, 55 anos, funcionário da CODESP desde 1987. Formado em Administração de Empresas; e ainda nos cursos de Planejamento Estratégico; Introdução ao ISPS CODE; Administração Patrimonial; Lei 8.666/93; Sistema de Gestão Ambiental; Risco Ambiental; o Meio Ambiente e o Mar; Treinamento e Prevenção de Acidentes; Gestão do Ambiente Portuário; Analista de Sistemas Intensivo; Administração de Recursos Financeiros; Estratégia de Negociação; Despacho Aduaneiro; Desenvolvimento Gerencial e Gerenciamento de Contratos. Formado ainda em Noções de Oceanografia pela USP e Administração estratégica pelo CRA, entre outros. Experiência adquirida nos setores da Empresa: Guarda Portuário; Escriturário da Secretaria Geral da Presidência e da Secretaria dos Órgãos Colegiados, tendo atuado ainda como Coordenador e Secretário no CONSAD e CONFIS; Técnico Portuário do Complexo Cultural; Técnico Portuário e posteriormente encarregado na DE, posteriormente DILOG e a Secretaria da SUMAS; Técnico Portuário na Gerência de Sustentabilidade; e tendo sido também Conselheiro Titular do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, pela CODESP.
 
Plataforma: Dentro das atribuições e legalidade conferidas ao Conselheiro de Administração (representante dos empregados): – Fiscalizar a gestão da Empresa examinando, a qualquer tempo, as documentações, solicitando informações necessárias, dentro da competência; – Atuar de forma responsável, buscando sempre o desenvolvimento e a eficiência da SPA (Codesp), cujas melhorias refletirão também na comunidade portuária; – Buscar mecanismos para melhor proteger e valorizar o maior patrimônio da empresa, que são seus empregados. Apesar de todas as dificuldades que vimos enfrentando nos últimos anos, não posso deixar de trazer uma mensagem de otimismo e de esperança de que vamos seguir em frente. A SPA (Codesp) é uma grande empresa, têm um quadro técnico qualificado, de profissionais com capacidade e excelência na prestação dos seus serviços, e ao longo de décadas contam com o respeito e a confiança da comunidade portuária. Assim, precisamos continuar a ter a firmeza de propósitos em defender a classe trabalhadora na gestão da Empresa. E isso passa, obrigatoriamente, pela escolha de empregados preparados e compromissados com a eficiência da empresa e a lisura de seus atos. Portanto, todo empregado deve participar ativamente do processo eleitoral, votando, no período de 3 a 5 de agosto, para que a SPA continue a trilhar o caminho da modernidade, eficiência e a transparência que todos almejamos.
 
ARLINDO MANOEL MONTEIRO – Número 02
Especialista Portuário – Administrador Gerência de Faturamento
 
Currículo: formado em Administração de Empresas, com especialização, nível MBA, em Gestão Portuária (USP/SP) e Gestão Ambiental e Portuária (Unisantos). Longa experiência profissional em orçamento financeiro da empresa, auditoria, gestão e controle ambiental e em faturamento tarifário e de contratos. Atualmente, integra equipe de revisão de faturamento tarifário e preside a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em seu segundo mandato.
 
Plataforma: atuar com ética, profissionalismo e dedicação na defesa dos interesses dos empregados nos assuntos da gestão da empresa.
 
CLAUDIO DUARTE CASTANHEIRA – Número 03
TP – Técnico Portuário – Gerência de Fiscalização e Medição das Operações
 
Currículo: Graduado em Administração de empresas. Pós Graduado em Gestão de Portos.
 
Plataforma: Confiança do seu voto é o meu comprometimento. —Responsabilidade corporativa, atuando com transparência e equidade. —Decidir para homologar processos que estejam inclusos no planejamento estratégico. —Buscar sempre maximizar retorno aos investimentos realizados. —Utilizar sempre de boas práticas existentes no mercado. —Dar credibilidade as decisões da Diretoria Executiva. —Buscar conhecer melhores práticas no campo societário estratégico de capital/trabalho, apoio a gestão de governança para um futuro sustentável.
 
Os candidatos
 

 
Comissão eleitoral