SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Eleição para representante dos trabalhadores no CONSAD

Eleição para representante dos trabalhadores no CONSAD


Fonte: SINDAPORT (24 de julho de 2020 )

Três empregados de carreira da Autoridade Portuária de Santos disputam o cargo de representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa. A votação acontece entre os dias 03 e 05 de agosto, entre às 8h30 e 17h30. E a apuração está marcada para o dia 06 de agosto.

 

Os candidatos são: Arlindo Manoel Monteiro, Claudio Duarte Castanheira e Sidney Antonio Verde.

 

O processo eleitoral foi iniciado em março e o edital publicado em 18 de maio. A comissão eleitoral é formada Felipe Chiarini (indicado pela SPA), Luciana Francisco Furtado (indicada pela SPA), João de Andrade Marques (indicado pelo SINDAPORT) e Walmer do Carmo (indicado pelo SINDAPORT).

 

Após o pleito, ainda há um trâmite a ser seguido conforme prevê o calendário eleitoral:

 

07/08/2020 – Divulgação do candidato vencedor da eleição ou dos dois candidatos mais votados

 

10/08/2020 – Encaminhamento ao Comitê de Elegibilidade

 

14/08/2020 – Convalidação da habilitação provisória e divulgação do resultado final ou autorização para segundo turno

 

2º Turno 17/08/2020 a 21/08/2020 – Período para campanha eleitoral

 

2º Turno – 24 a 26/08/2020

 

Apuração – 2º Turno 27/08/2020

 

Divulgação do Resultado 28/08/2020

 

31/08/2020 e 01/09/2020 – Prazo para interposição de recurso contra resultado final

 

02/09/2020 – Admissibilidade dos recursos

 

08/09/2020 – Encaminhamento do recurso ao Conselho de Administração

 

25/09/2020 – Comunicação do resultado final à Diretoria Executiva

 

Conheça os candidatos :

 

SIDNEY VERDE – Número 01

Técnico Portuário – Gerência de Sustentabilidade

Currículo: Sidney Verde, 55 anos, funcionário da CODESP desde 1987. Formado em Administração de Empresas; e ainda nos cursos de Planejamento Estratégico; Introdução ao ISPS CODE; Administração Patrimonial; Lei 8.666/93; Sistema de Gestão Ambiental; Risco Ambiental; o Meio Ambiente e o Mar; Treinamento e Prevenção de Acidentes; Gestão do Ambiente Portuário; Analista de Sistemas Intensivo; Administração de Recursos Financeiros; Estratégia de Negociação; Despacho Aduaneiro; Desenvolvimento Gerencial e Gerenciamento de Contratos. Formado ainda em Noções de Oceanografia pela USP e Administração estratégica pelo CRA, entre outros. Experiência adquirida nos setores da Empresa: Guarda Portuário; Escriturário da Secretaria Geral da Presidência e da Secretaria dos Órgãos Colegiados, tendo atuado ainda como Coordenador e Secretário no CONSAD e CONFIS; Técnico Portuário do Complexo Cultural; Técnico Portuário e posteriormente encarregado na DE, posteriormente DILOG e a Secretaria da SUMAS; Técnico Portuário na Gerência de Sustentabilidade; e tendo sido também Conselheiro Titular do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, pela CODESP.

 

Plataforma: Dentro das atribuições e legalidade conferidas ao Conselheiro de Administração (representante dos empregados): – Fiscalizar a gestão da Empresa examinando, a qualquer tempo, as documentações, solicitando informações necessárias, dentro da competência; – Atuar de forma responsável, buscando sempre o desenvolvimento e a eficiência da SPA (Codesp), cujas melhorias refletirão também na comunidade portuária; – Buscar mecanismos para melhor proteger e valorizar o maior patrimônio da empresa, que são seus empregados. Apesar de todas as dificuldades que vimos enfrentando nos últimos anos, não posso deixar de trazer uma mensagem de otimismo e de esperança de que vamos seguir em frente. A SPA (Codesp) é uma grande empresa, têm um quadro técnico qualificado, de profissionais com capacidade e excelência na prestação dos seus serviços, e ao longo de décadas contam com o respeito e a confiança da comunidade portuária. Assim, precisamos continuar a ter a firmeza de propósitos em defender a classe trabalhadora na gestão da Empresa. E isso passa, obrigatoriamente, pela escolha de empregados preparados e compromissados com a eficiência da empresa e a lisura de seus atos. Portanto, todo empregado deve participar ativamente do processo eleitoral, votando, no período de 3 a 5 de agosto, para que a SPA continue a trilhar o caminho da modernidade, eficiência e a transparência que todos almejamos.

 

ARLINDO MANOEL MONTEIRO – Número 02

Especialista Portuário – Administrador Gerência de Faturamento

 

Currículo: formado em Administração de Empresas, com especialização, nível MBA, em Gestão Portuária (USP/SP) e Gestão Ambiental e Portuária (Unisantos). Longa experiência profissional em orçamento financeiro da empresa, auditoria, gestão e controle ambiental e em faturamento tarifário e de contratos. Atualmente, integra equipe de revisão de faturamento tarifário e preside a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em seu segundo mandato.

 

Plataforma: atuar com ética, profissionalismo e dedicação na defesa dos interesses dos empregados nos assuntos da gestão da empresa.

 

CLAUDIO DUARTE CASTANHEIRA – Número 03

TP – Técnico Portuário – Gerência de Fiscalização e Medição das Operações

 

Currículo: Graduado em Administração de empresas. Pós Graduado em Gestão de Portos.

 

Plataforma: Confiança do seu voto é o meu comprometimento. —Responsabilidade corporativa, atuando com transparência e equidade. —Decidir para homologar processos que estejam inclusos no planejamento estratégico. —Buscar sempre maximizar retorno aos investimentos realizados. —Utilizar sempre de boas práticas existentes no mercado. —Dar credibilidade as decisões da Diretoria Executiva. —Buscar conhecer melhores práticas no campo societário estratégico de capital/trabalho, apoio a gestão de governança para um futuro sustentável.

 

Os candidatos

 

 

Comissão eleitoral

 


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais