Login
Associe-se
NOTÍCIAS

O Brasil passa a integrar Fórum Internacional de Transportes (ITF) como país observador

Fonte: Ministério da Infraestrutura (22 de julho de 2020)

O Brasil foi aceito pelos 60 países membros do Fórum Internacional de Transportes (ITF) para se tornar um país observador no grupo. O ITF reúne ministros de transportes, que dialogam sobre políticas de mobilidade que melhorem a vida das pessoas. É o único organismo global que abrange todos os modos de transporte.
 
“A entrada do nosso país no Fórum vai permitir a troca de experiências com países com grandes inovações em transporte. É um passo importante para o desenvolvimento de novas práticas de políticas deste modal para o crescimento da nossa infraestrutura. Estou otimista com essa nova colaboração e espero que o Brasil se torne um membro completo da ITF” ressalta o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
 
O secretário-geral da ITF, Young Tae Kim, ressaltou a disposição dos países integrantes do Fórum em contribuir com boas práticas no setor de transportes. “Os países membros estão prontos para compartilhar suas próprias experiências com o Brasil para ajudar a enfrentar os desafios de transporte no país. Estou certo de que será uma colaboração muito proveitosa para os dois lados e espero ver o Brasil se tornar um membro pleno da ITF”, declarou o secretário-geral.
 
ITF – Sua missão é promover uma compreensão mais profunda do papel dos transportes no crescimento econômico, sustentabilidade ambiental, inclusão social e elevar o perfil público da política de transportes. Eles atuam como um “think tank” (gabinete estratégico ou um centro de ideias sobre diversos assuntos), uma plataforma para discussão e pré-negociação de questões políticas em todos os modos de transporte.
 
A Cúpula Anual da ITF é a maior reunião mundial de ministros de transporte e o principal local de diálogo sobre políticas de mobilidade.