SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Investigação de enriquecimento ilícito na Antaq é suspensa pelo STJ

Investigação de enriquecimento ilícito na Antaq é suspensa pelo STJ


Fonte: ABTRA (22 de julho de 2020 )

Durou pouco a ordem do ministro Tarcício de Freitas que, em 17 de junho, determinou a abertura de uma sindicândia inédita na história das agências reguladoras.

 

Na ocasião, Freitas mandara investigar casos de “enriquecimento ilícito” e “evolução patrimonial incompatível” de diversos integrantes atuais e do passado da cúpula da Antaq, a agência responsável por fiscalizar o transporte aquaviário e da infraestrutura portuária.

 

No dia 1º de julho, o ministro Mauro Campbell, do STJ, acolheu um um mandando de segurança impetrado pelo o ex-superintendente de outorgas, Alber de Vasconcelos Neto, em que susta as investigações sob o argumento de que um ministro não tem competência para determinar tal ato. Quem deveria abrir as investigações deveria ser a CGU.

 

Agora, o processo está nas mãos da CGU, que avalia se os ex-diretores da Antaq devem ser investigados por enriquecimento ilícito.


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais