SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Em qual posição do time o seu gestor joga?

Em qual posição do time o seu gestor joga?


Fonte: Valor Investe (21 de julho de 2020 )
Marcelo d`Agosto — Foto: Arte sobre Foto

 

Warren Buffett, considerado o maior investidor do mundo, também é autor de diversas frases famosas. Uma delas é que investir é tão emocionante quanto assistir a grama crescer.

 

Mas quem já comprou uma ação sabe que a atividade envolve alguma adrenalina. Escolher o papel, esperar o tempo certo para comprar, acompanhar o sobe e desce das cotações e depois vender, preferencialmente realizando um lucro.

 

O processo pode ser semelhante a ver ou participar de uma competição esportiva. Ainda mais se, depois do jogo, for possível comentar o resultado com amigos ou desconhecidos, preferencialmente num ambiente descontraído.

 

Entretanto, selecionar uma ação demanda tempo. É preciso estudar os números da empresa, analisar os gráficos com os históricos da cotação e acompanhar o mercado diário para escolher o melhor momento para executar a transação.

 

Simplesmente dar uma ordem de compra a mercado é uma alternativa fora de questão. A graça é comprar no preço alvo que você estabeleceu, lutando por cada real de desconto.

O problema é que toda a atividade acontece durante o horário comercial. Poucas pessoas conseguem ter uma brecha nos compromissos do dia a dia para acompanhar os preços na bolsa em tempo real.

 

Uma alternativa pragmática é delegar todo esse trabalho para um gestor profissional de ações. Mas aí você abre mão da parcela mais excitante de todo o processo.

 

Para tentar conciliar a emoção dos investimento com a urgência dos compromissos cotidianos, uma possibilidade que tem ficado cada vez mais comum é assistir programas em que vários gestores debatem, de forma informal, as principais estratégias de investimento.

 

Mesa redonda
Os programas de debate esportivo, que tradicionalmente eram exibidos no domingo à noite, depois dos jogos do fim de semana, agora são frequentes. Com o interesse crescente pelos campeonatos ao redor do mundo de diversos esportes, muitos shows passaram a ser diários.

 

A Expert deste ano, evento patrocinado pela XP, promoveu um programa que lembrou as tradicionais mesas redondas esportivas. Três gestores foram reunidos em um painel para comentar, de maneira descontraída, as estratégias de investimento.

 

O clima geral é de confronto amigável. E para marcar uma diferença entre os participantes, cada um define o estilo de gestão em poucas palavras: global, assimétrico, alfa, simples ou ESG, por exemplo.

Em um dos quadros, um gestor defende as razões que o levaram a comprar determinada ação. Outro aponta as razões para ele não incluir aquela empresa na carteira.

 

Em alguns instantes algumas empresas conseguem a unanimidade, tanto para manter na carteira quanto para nunca investir. Em outro quadro o apresentador pede para os gestores contarem os maiores erros e acertos que cometeram.

 

A dinâmica do programa lembra quando um comentarista esportivo defende a escalação do Neymar no time e outro acredita que o conjunto da equipe funcionaria melhor se o craque estivesse no banco.

 

Conforme você assiste o programa, a tendência é que acabe simpatizando com um dos gestores. E termine torcendo para que o seu escolhido vença os debates.

Além da distração, o bônus é você encontrar uma boa dica de investimento. Ou então, que fique estimulado a comprar cotas do fundo cujo gestor tenha conquistado sua simpatia. E passe a vibrar com os sucessos e ser solidário com as perdas.

 

É uma nova experiência para o investimento em ações, muito mais excitante do que simplesmente ver a grama crescer. Para tristeza de muitos, Warren Buffett parece datado.


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais