SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Santos, SP, aplica mais de 60 multas pelo não uso de máscaras de proteção na orla

Santos, SP, aplica mais de 60 multas pelo não uso de máscaras de proteção na orla


Fonte: G1 (20 de julho de 2020 )
Guarda Civil Municipal aplicou mais de 60 multas no fim de semana — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

 

Uma operação especial da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, no litoral de São Paulo, realizada para fiscalizar a utilização das praias e de máscaras resultou em 62 multas e 1.840 orientações neste sábado (18) e domingo (19). Um desses casos foi o do desembargador que humilhou um guarda civil após ser orientado da obrigatoriedade do uso da peça de proteção.

 

As penalidades ocorreram pelo não uso das máscaras e uma por descarte de material em local proibido. Além disso, as equipes prestaram 1.048 orientações à população para evitar aglomerações e outras 792 sobre a utilização dos acessórios.

 

Participaram da força-tarefa 50 guardas por dia, em toda a extensão da praia, realizando fiscalização a pé, em viaturas, quadriciclos e motos, somando 27 veículos. As multas, de R$ 100, são aplicadas em dobro em caso de reincidência, penalizando pessoas que não quiserem usar máscaras, apesar das recomendações das autoridades e orientações da GCM.

 

O uso de máscaras em espaços públicos é obrigatório desde o dia 1º de maio, como forma de prevenção ao novo coronavírus. A medida também é válida para estabelecimentos comerciais e transporte público. Desde então, já foram aplicadas 212 multas na cidade.

 

Liberação
As praias de Santos estão liberadas, desde o último dia 5, para atividades esportivas individuais, sem restrição de horário. Mas, a flexibilização exige o cumprimento das medidas adotadas pela prefeitura, que passou a permitir o uso do calçadão e da faixa de areia para corrida e caminhadas, natação, surfe, stand up, canoagem e banho de mar.

 

Permanecer na areia para tomar sol, por exemplo, está proibido, assim como qualquer tipo de aglomeração. Com exceção das atividades no mar, o restante deve ser realizado com máscara. A Guarda Municipal tem realizado várias ações de fiscalização na orla, orientando sobre a necessidade do distanciamento e abordando pessoas sem máscara, no intuito de que utilizem a proteção.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais