SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Queda em exportações japonesas aumenta risco de recessão prolongada no país e no exterior

Queda em exportações japonesas aumenta risco de recessão prolongada no país e no exterior


Fonte: Moneytimes (20 de julho de 2020 )
Os embarques japoneses para os Estados Unidos caíram quase pela metade novamente devido à queda na demanda por carros e autopeças (Imagem: Reuters/Kim Kyung-Hoon)

 

As exportações do Japão caíram a um ritmo de dois dígitos pelo quarto mês consecutivo em junho, mais um sinal de que a crise do coronavírus levou a economia do país à sua pior recessão pós-guerra, elevando temores sobre uma crise global mais longa e dolorosa.

 

Os embarques japoneses para os Estados Unidos caíram quase pela metade novamente devido à queda na demanda por carros e autopeças, enquanto as exportações para a China permaneceram fracas, apontando para a ausência de um forte motor de crescimento para a economia mundial.

 

Dados do Ministério das Finanças do Japão mostraram nesta segunda-feira que as exportações do país despencaram 26,2% em junho em relação ao mesmo período do ano anterior, contra declínio de 24,9% esperado por economistas em uma pesquisa da Reuters.

 

A contração desacelerou ligeiramente em relação à queda de 28,3% do mês anterior — a pior queda desde setembro de 2009.

 

A demanda global por carros e outros bens duráveis afundou desde março, quando a pandemia levou muitos países a paralisarem.

 

Embora mais países tenham começado a reabrir suas economias, analistas dizem que os dados comerciais podem diminuir as esperanças de uma rápida recuperação na demanda global e na economia do Japão, liderada pelas exportações, especialmente devido ao ressurgimento de casos de coronavírus em grandes economias como Estados Unidos, Brasil e Índia.


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais