SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Brasil Export e o simbolismo das grandes navegações

Brasil Export e o simbolismo das grandes navegações


Fonte: Brasil Export (20 de julho de 2020 )

A Praticagem do Estado de São Paulo está patrocinando o Fórum Regional Sudeste Export e tem sido uma grande parceira do Brasil Export. O Presidente da Praticagem, Carlos Alberto de Souza Filho, ficou entusiasmado com a escolha da missão técnica para os portos de Portugal e trouxe uma visão poética para a viagem: “Acho que tem um simbolismo muito grande. Antes as viagens foram feitas pelo Santos Export, essa será a primeira missão internacional pelo Brasil Export e justamente para nosso país irmão, nossos descobridores. A escolha é muito especial pela importância que Portugal teve nas grandes navegações para a Ásia, Índia e América do Sul. E Portugal tem o facilitador da língua e os mesmos hábitos culturais. Tudo isso vai tornar a viagem mais suave e informal, além de abrir oportunidades comerciais, network e intercâmbio de ideias”.

 

Souza Filho também aprovou o novo formato com eventos online: “O Brasil Export virou um painel dos grandes debates, discutindo questões importantes a cada dia. Esse modelo veio com a pandemia e deu muito certo”.

 

Pandemia

Mesmo com todos os riscos e com seus práticos atuando na linha de frente em navios com tripulantes ou passageiros doentes ou com suspeitas do coronavírus, a Praticagem de São Paulo conseguiu manter atividade normal e continua cumprindo todos os protocolos determinados pelas autoridades médicas e Anvisa. Sete práticos foram contaminados e mesmo com os afastamentos a escala tem sido cumprida rigorosamente.

 

Durante esses meses de pandemia, o trabalho da Praticagem foi considerado essencial e ganhou reconhecimento: “As pessoas percebem a importância da profissão para a economia do país como um todo. Somos um dente da engrenagem, mas se ele quebrar a máquina não funciona. Conseguimos mostrar as dificuldades e os riscos do nosso trabalho e continuamos atuando para a manutenção do fluxo de mercadorias”, diz o Presidente.

 

A Praticagem de São Paulo também se fez presente nas doações para os necessitados, colaborando com o trabalho social desenvolvido pela Deputada Federal Rosana Valle. “A direção da Praticagem chegou  à conclusão que seria melhor aplicarmos recursos aqui na nossa comunidade e já recebemos um vídeo da Deputada informando que as primeiras 500 cestas básicas que doamos já foram encaminhadas para as entidades assistenciais”.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais