SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Brasil Export e o simbolismo das grandes navegações

Brasil Export e o simbolismo das grandes navegações


Fonte: Brasil Export (20 de julho de 2020 )

A Praticagem do Estado de São Paulo está patrocinando o Fórum Regional Sudeste Export e tem sido uma grande parceira do Brasil Export. O Presidente da Praticagem, Carlos Alberto de Souza Filho, ficou entusiasmado com a escolha da missão técnica para os portos de Portugal e trouxe uma visão poética para a viagem: “Acho que tem um simbolismo muito grande. Antes as viagens foram feitas pelo Santos Export, essa será a primeira missão internacional pelo Brasil Export e justamente para nosso país irmão, nossos descobridores. A escolha é muito especial pela importância que Portugal teve nas grandes navegações para a Ásia, Índia e América do Sul. E Portugal tem o facilitador da língua e os mesmos hábitos culturais. Tudo isso vai tornar a viagem mais suave e informal, além de abrir oportunidades comerciais, network e intercâmbio de ideias”.

 

Souza Filho também aprovou o novo formato com eventos online: “O Brasil Export virou um painel dos grandes debates, discutindo questões importantes a cada dia. Esse modelo veio com a pandemia e deu muito certo”.

 

Pandemia

Mesmo com todos os riscos e com seus práticos atuando na linha de frente em navios com tripulantes ou passageiros doentes ou com suspeitas do coronavírus, a Praticagem de São Paulo conseguiu manter atividade normal e continua cumprindo todos os protocolos determinados pelas autoridades médicas e Anvisa. Sete práticos foram contaminados e mesmo com os afastamentos a escala tem sido cumprida rigorosamente.

 

Durante esses meses de pandemia, o trabalho da Praticagem foi considerado essencial e ganhou reconhecimento: “As pessoas percebem a importância da profissão para a economia do país como um todo. Somos um dente da engrenagem, mas se ele quebrar a máquina não funciona. Conseguimos mostrar as dificuldades e os riscos do nosso trabalho e continuamos atuando para a manutenção do fluxo de mercadorias”, diz o Presidente.

 

A Praticagem de São Paulo também se fez presente nas doações para os necessitados, colaborando com o trabalho social desenvolvido pela Deputada Federal Rosana Valle. “A direção da Praticagem chegou  à conclusão que seria melhor aplicarmos recursos aqui na nossa comunidade e já recebemos um vídeo da Deputada informando que as primeiras 500 cestas básicas que doamos já foram encaminhadas para as entidades assistenciais”.


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais