SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Aniversário de 110 anos do Porto do Rio de Janeiro será marcado por webinar

Aniversário de 110 anos do Porto do Rio de Janeiro será marcado por webinar


Fonte: Guia Marítimo (17 de julho de 2020 )

Para celebrar os 110 anos de história do Porto do Rio de Janeiro, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) realizará um evento digital especial no dia do aniversário do porto (20 de julho), às 16 horas. O webinar, que será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Agência Infra, contará com a participação de autoridades públicas e representantes de entidades e empresas no debate sobre o porto e sua importância para a cidade e o comércio exterior do Brasil.

 

Estão confirmadas as participações do diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (DNHI /SNPTA) e presidente do Conselho de Administração da CDRJ, Dino Antunes Dias Batista; do diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira; do secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Delmo Pinho; do diretor presidente da Cdurp, Cesar Barbiero; do diretor de Relações Institucionais do Sistema Firjan, Marcio Fortes; além dos principais executivos das empresas que atuam no Porto do Rio de Janeiro e de líderes das entidades que representam os trabalhadores do porto.

 

A transmissão será aberta ao público, sem necessidade de inscrição, e a pessoa interessada poderá assistir à live e enviar perguntas pelo link. A iniciativa da CDRJ de realizar o webinar comemorativo tem a parceria do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Rio de Janeiro (Sindoperj) e das empresas arrendatárias do Porto do Rio de Janeiro – ICTSI Rio, MultiTerminais, Pier Mauá, Triunfo Logística e Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ).

 

Conquistas e projetos

Como a CDRJ tem investido em alta tecnologia para a melhoria dos acessos aquaviário e terrestre ao Porto do Rio de Janeiro, entre os temas que serão abordados, estão a navegação noturna pelo Canal de Cotunduba, que está em fase de testes; as manobras experimentais (“ramp up”) dos navios de 336m de LOA; o ISPS Code e a elevação dos níveis de segurança portuária; a implantação do sistema de calado dinâmico e do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS), visando o aumento da segurança da navegação; e a informatização do sistema de controle do acesso de veículos e pessoas.

 

Outros assuntos previstos são a construção da Avenida Portuária, uma via exclusiva para caminhões que ligará a Avenida Brasil ao porto; a renovação da concessão da MRS que poderá contemplar projetos para aumentar a capacidade do porto pelo modal ferroviário; a melhoria da gestão da Autoridade Portuária; e o projeto de urbanismo Rua Walls, que prevê a pintura artística de alguns armazéns do porto, ao longo de 1,5km do Cais da Gamboa, neste semestre.

 

Ainda durante o evento, a CDRJ apresentará um vídeo especial dos 110 anos do Porto do Rio de Janeiro e será lançada a versão digital do livro Porto do Rio Século XXI, produzido pela Secretaria de Transportes do Estado e pelo Sindoperj, com apoio da CDRJ. O estudo apresenta projetos considerados prioritários para a melhoria do porto.

 

PROGRAME-SE!

Companhia Docas do Rio de Janeiro apresenta:

Webinar “110 anos do Porto do Rio de Janeiro”

Data: 20 de julho (segunda-feira)

Horário: 16 horas

Link: (Canal do Youtube da Agência iNFRA).


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais