Login
Associe-se
NOTÍCIAS

USP desenvolve respirador com tecnologia nacional e de baixo custo, anuncia governador

Fonte: Santaportal (16 de julho de 2020)


 
CORONAVÍRUS – A Universidade de São Paulo desenvolveu respiradores com tecnologia totalmente nacional e de baixo custo. Os aparelhos vão ser usados em pacientes com a Covid-19 a partir desta quinta-feira no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, que integra a universidade. O anúncio foi feito por João Doria, governador de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital.
 
“Em um primeiro momento, estão prontos 10 respiradores e o trabalho envolveu 200 pesquisadores e doações de R$ 7 milhões, captadas no setor privado. Isso demonstra a capacidade de professores e alunos que desenvolveram o aparelho em apenas quatro meses. Está ainda em pequena escala, mas ao longo do tempo ganhará escala e condições mercadológicas”, explica Doria. As Forças Armadas também irão ajudar na montagem, nas instalações da Marinha em São Paulo.
 
O Governo do Estado também anunciou que o Poupatempo e o Detran passam a entregar a partir da próxima segunda-feira documentos pelo Correio em São Paulo. “Neste primeiro momento, são 195 mil documentos que já estão prontos, sendo 130 mil identidades e 65 mil CNHs (Carteira Nacional de Habilitação)”, detalha o governador. Desde 1 de julho, o documento de transferência está sendo entregue pelo Detran, de acordo com os protocolos sanitários.