Partes e interessados poderão se manifestar oralmente na 483ª Reunião da Diretoria da Agência

A partir da 483ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, que será realizada por videoconferência no dia 30 deste mês, as partes e os interessados poderão fazer manifestações orais para sustentar suas razões nos processos em pauta nas reuniões da Diretoria da Agência. A medida, que tem por objetivo ampliar os mecanismos de participação social nas deliberações da Diretoria da Autarquia, foi regulamentada pela Resolução nº 7.701-ANTAQ, de 15 de abril de 2020, que entrou em vigor em 1º de julho último.
De acordo com a secretária-geral da Agência, Joelma Barbosa, a medida visa franquear ainda mais o acesso por qualquer interessado às reuniões deliberativas da direção colegiada da ANTAQ. “Mesmo que o interessado não seja parte do processo, ele poderá requerer a sustentação oral caso tenha direito ou interesse que possa ser afetado pela decisão a ser adotada”, explicou a secretária-geral, ressalvando que a efetivação do pedido de sustentação oral, nesses casos, ficará sujeita ao deferimento do relator da matéria.
Pelo regulamento, os pedidos de sustentação oral deverão ser apresentados à Secretaria-Geral da ANTAQ por meio de formulário específico a ser disponibilizado no próprio portal da Agência em até 24 horas antes do início da reunião da Diretoria, e poderão ser formulados pelos próprios interessados ou por procuradores devidamente constituídos, tendo por objeto qualquer processo de deliberação pela Diretoria Colegiada, excetuados os processos normativos.
A secretária-geral da ANTAQ explicou como será a dinâmica do novo mecanismo nas reuniões da Diretoria da Agência: “Após a exposição da matéria pelo relator, cada parte e/ou interessado terá o prazo improrrogável de dez minutos para fazer a sua sustentação oral exclusivamente sobre o processo destacado, não sendo admitida a sua realização sobre medida cautelar”, observou.
A Secretaria-Geral da ANTAQ divulgará no portal da Agência na internet, antes do início de cada reunião, a listagem dos processos com as partes e os interessados habilitados a realizar a sustentação oral.
Mais lidas
Na última sexta-feira (08) o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) recebeu, na sua sede, o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Mario Povia. Essa foi à primeira visita do secretário a entidade desde que assumiu a pasta, em maio deste ano, e […]
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]
Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador. Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]