Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Porto do Itaqui recebe a visita do novo secretário de Meio Ambiente

Fonte: EMAP (14 de julho de 2020)

Foto: EMAP


O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, visitou o Porto do Itaqui esta semana. Recebido pelo presidente do porto, Ted Lago, e pela gerente de Meio Ambiente, Luane Lemos, ele conheceu o sistema de gestão ambiental adotado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e toda a infraestrutura para monitoramento e controle de aspectos ambientais.
 
“Fiquei feliz em ver o respeito com que a EMAP trata o meio ambiente. Pude constatar, nessa visita, que o Porto do Itaqui é referência e um orgulho para o nosso estado, e também a possibilidade de firmar parcerias”, afirmou o secretário, ao final do encontro.
 
Para Ted Lago, a visita foi uma oportunidade de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido no porto público do Maranhão. “Damos as boas-vindas ao novo secretário e abrimos as portas para que conheça um pouco da nossa governança nessa área. É importante estreitar o diálogo com esse órgão que analisa e monitora as atividades do porto e é responsável pelo licenciamento dos projetos de expansão”, afirma.
 
O Sistema de Gestão Ambiental da EMAP tem foco em cinco princípios: atuar na prevenção de poluição, respeitando o meio ambiente e a vida; gerenciar impactos ambientais por meio da adoção de medidas de mitigação e monitoramento; apoiar práticas socioambientais que impactem positivamente no ecossistema local e nas comunidades vizinhas ao Porto do Itaqui; garantir a conformidade legal e outros requisitos aplicáveis e incentivar o consumo consciente com prática de melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental, de modo a assegurar que a empresa se mantenha economicamente viável, socialmente responsável e ecologicamente sustentável.