SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Guarda Portuário assume o cargo de Superintende da GPORT no Porto de Santos

Guarda Portuário assume o cargo de Superintende da GPORT no Porto de Santos


Fonte: Segurança Portuária em Foco (14 de julho de 2020 )

A Guarda Portuária (GPort) do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, passou a ter na sua Superintendência um guarda portuário de carreia, empregado da Autoridade Portuária de Santos (APS) desde 2005.

 

A nomeação de Wagner Pinheiro de Almeida, natural de Santos-SP, 38 anos, casado, ocorreu na última terça-feira (07). Em março de 2014 ele foi nomeado para a Função de Confiança de Coordenador e em novembro de 2016 passou a exercer a Função de Confiança de Chefe de Serviços na Guarda Portuária. Desde novembro de 2017 ocupava o cargo de Gerente de Operações da GPort.

 

Graduado em Direito, Pós Graduado em Direito Público e Gestão Pública, e atualmente estácursando “Master em Logística y Gestión Portuaria pela Universidad Politécnica de Valencia” – Espanha, ele é credenciado como Supervisor de Segurança Portuária (SSP ou PFSO em inglês) e Auditor em Segurança de Instalação pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS).

 

Indicação

De acordo com o presidente da APS, Fernando Biral, Pinheiro foi uma indicação do ex-superintendente, o oficial da Marinha Luis Fernando Baptistella, que decidiu deixar o cargo por “questões pessoais”.

 

De acordo com Biral, a sugestão foi aceita porque Pinheiro tem 15 anos de casa e já ocupava o cargo de Gerente na GPort. “Ele tem uma grande capacidade de liderança, tem o respeito da Guarda. Foi escolhido pelo seu potencial”.

 

Desde 2004 que um guarda portuário da casa não assumia esse posto. O último foi nomeado em 2002, quando o então Inspetor Messias Batista foi nomeado para o cargo. Em março de 2018 o guarda portuário Marlon Ramos Figueiredo assumiu o cargo de Superintendente, no entanto, ele era oriundo da Guarda Portuária do Porto do Rio de Janeiro.

 

Investimentos

Segundo o presidente, a APS pretende investir mais de R$ 10 milhões, nos próximos 18 meses, para assegurar o funcionamento pleno do ISPS Code no complexo santista. Estão previstos a substituição de equipamentos e o desenvolvimento de softwares, entre outras ações.


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais