Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Guarda Portuário assume o cargo de Superintende da GPORT no Porto de Santos

Fonte: Segurança Portuária em Foco (14 de julho de 2020)

A Guarda Portuária (GPort) do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, passou a ter na sua Superintendência um guarda portuário de carreia, empregado da Autoridade Portuária de Santos (APS) desde 2005.
 
A nomeação de Wagner Pinheiro de Almeida, natural de Santos-SP, 38 anos, casado, ocorreu na última terça-feira (07). Em março de 2014 ele foi nomeado para a Função de Confiança de Coordenador e em novembro de 2016 passou a exercer a Função de Confiança de Chefe de Serviços na Guarda Portuária. Desde novembro de 2017 ocupava o cargo de Gerente de Operações da GPort.
 
Graduado em Direito, Pós Graduado em Direito Público e Gestão Pública, e atualmente estácursando “Master em Logística y Gestión Portuaria pela Universidad Politécnica de Valencia” – Espanha, ele é credenciado como Supervisor de Segurança Portuária (SSP ou PFSO em inglês) e Auditor em Segurança de Instalação pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS).
 
Indicação
De acordo com o presidente da APS, Fernando Biral, Pinheiro foi uma indicação do ex-superintendente, o oficial da Marinha Luis Fernando Baptistella, que decidiu deixar o cargo por “questões pessoais”.
 
De acordo com Biral, a sugestão foi aceita porque Pinheiro tem 15 anos de casa e já ocupava o cargo de Gerente na GPort. “Ele tem uma grande capacidade de liderança, tem o respeito da Guarda. Foi escolhido pelo seu potencial”.
 
Desde 2004 que um guarda portuário da casa não assumia esse posto. O último foi nomeado em 2002, quando o então Inspetor Messias Batista foi nomeado para o cargo. Em março de 2018 o guarda portuário Marlon Ramos Figueiredo assumiu o cargo de Superintendente, no entanto, ele era oriundo da Guarda Portuária do Porto do Rio de Janeiro.
 
Investimentos
Segundo o presidente, a APS pretende investir mais de R$ 10 milhões, nos próximos 18 meses, para assegurar o funcionamento pleno do ISPS Code no complexo santista. Estão previstos a substituição de equipamentos e o desenvolvimento de softwares, entre outras ações.