SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   ABTP debate prorrogação do Reporto com relator da MP 960

ABTP debate prorrogação do Reporto com relator da MP 960


Fonte: ABTP (13 de julho de 2020 )

 

O diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva, se reuniu com o deputado federal Alexis Fonteyne (NOVO/SP) nesta sexta-feira (10/07), por videoconferência, para debater sobre a emenda à MP 960/2020 que solicita a prorrogação do Reporto (Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária).

 

Fonteyne é relator da MP 960/2020 que prorroga os prazos de suspensão de pagamentos de tributos previstos nos atos concessórios do regime especial de drawback, que tenham sido prorrogados por um ano pela autoridade fiscal e tenham termo em 2020.

 

Regimes Especiais

Como a MP trata da renovação de um regime especial, o Deputado Federal Hugo Leal propôs a emenda nº 10, que trata da prorrogação do Reporto, cuja vigência se extingue em dezembro de 2020.

 

Criado em 2004, o Reporto também é um regime tributário especial, dentre os 17 existentes no Brasil, que concede desoneração na importação de equipamentos para uso nos portos brasileiros e outras áreas de infraestrutura.

 

Apoio do Governo

Também presente na reunião, o diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNTPA), Otto Burlier, representando o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, destacou que o governo tem trabalhado para atrair investimentos portuários e considera o incentivo ao Reporto fundamental.

 

Citou que as novas licitações de terminais que o governo fará este ano já preveem a renúncia dos impostos contidos no Reporto.

O deputado Fonteyne explicou que apoia medidas de incentivo ao desenvolvimento, como o Reporto, mas considera necessário, o apoio do Ministério da Economia, além do Ministério da Infraestrutura, sobretudo nesse momento de criticidade orçamentária.

 

O diretor da SNTPA afirmou que irá conversar com a equipe econômica do governo para um alinhamento sobre o incentivo.

 

O diretor-presidente da ABTP, ao fechar a reunião, destacou novamente a importância da manutenção do Regime Especial, que se encerraria no final do ano, especialmente neste momento em que o setor portuário vem sofrendo inúmeros prejuízos em decorrência da pandemia de COVID-19 e, que, para o pós crise, significativos investimentos no setor serão necessários. Frisou que 95% do comércio exterior se efetivam por meio dos Portos e que a retomada do crescimento nacional passa pelos portos.


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais