SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Soja: quase 30% das exportações em junho saíram pelo Porto de Santos

Soja: quase 30% das exportações em junho saíram pelo Porto de Santos


Fonte: Canal Rural (10 de julho de 2020 )
Foto: Porto de Santos/divulgação

O porto de Santos respondeu por 29% das exportações de soja no Brasil em junho de 2020, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia. Das 13,75 milhões de toneladas embarcadas no país, cerca de 3,989 saíram pelos terminais de Santos.

 

Com isso, o porto de Santos lidera nos embarques da oleaginosa no mês e também no ano. Por lá, saíram 19,598 milhões de toneladas das 60,35 milhões exportadas de janeiro a junho deste ano.

 

Os volumes, tanto para julho quando para 2020, são mais que o dobro do exportado pelo segundo lugar, o porto de Paranaguá (PR), que totalizou 1,742 milhão de toneladas em junho e soma 9,116 milhões no ano.

 

O terceiro maior polo exportador de soja do Brasil em junho foi o porto de São Luis (MA), com 1,634 milhão de toneladas. No ano, o porto maranhense exportou 5,569 milhões de toneladas.

O porto de Rio Grande (RS) respondeu por 6,032 milhões de toneladas em 2020. Já em junho, o porto exportou 1,529 milhão de toneladas, ficando com a quarta posição entre os principais pontos de embarque do produto nacional.

 

Farelo

O porto de Santos também foi o principal responsável pelas exportações de farelo de soja em junho, embarcando 749,3 mil toneladas do subproduto. Paranaguá ficou em segundo lugar, com 522,8 mil toneladas e Rio Grande em terceiro, com 205,4 mil.

 

O Brasil exportou 1,66 milhão de toneladas de farelo no mês. No ano, são 8,51 milhões de toneladas.


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais