SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Maior contato com chefes na pandemia ajuda a produtividade

Maior contato com chefes na pandemia ajuda a produtividade


Fonte: Valor Econômico (9 de julho de 2020 )
Jussara Penhalbel, superintendente de RH do banco Pine, diz que a maior assertividade das reuniões virtuais ajudou — Foto: Silvia Zamboni/Valor

Para algumas empresas, a produtividade dos funcionários não se perdeu no caminho dos escritórios para casa. É o que mostra levantamento feito pelo Valor com cinco companhias que empregam de 300 a 14 mil funcionários, em setores como finanças, e-commerce e tecnologia. Para elas, no balanço de três meses de home office, entre 15 de março e 15 de junho, a maioria dos índices de performance aumentou de 10% a 20%, principalmente em departamentos como análise de crédito para clientes, atendimento ao público e soluções digitais.

 

Parte dos resultados foi impulsionada por fatores como a familiaridade com o modelo de trabalho remoto, reuniões on-line mais objetivas e um maior engajamento das lideranças com as equipes. Os números indicam que organizações de diferentes estruturas e portes têm obtido avanços de produtividade, mas a voz da liderança fez a diferença. Os chefes precisarão, cada vez mais, conhecer melhor os integrantes dos times, avalia Maria Elisa Moreira, professora de pós-graduação e educação executiva do Insper. “Muitos gestores não tinham proximidade com os colaboradores e achavam que só a tecnologia resolveria a questão [do home office]”, diz. “Mas, produtividade se faz com envolvimento. Sem um líder ‘orquestrando’ uma equipe integrada não há gestão.”

 

Com as taxas de entrega em alta, algumas chefias já avaliam no pós-pandemia rever a frequência dos expedientes a distância e a ampliação de operações regionais sem a necessidade de unidades físicas.

 

No Banco Pine, com 100% dos 320 funcionários em home office desde 16 de março, uma pesquisa em meados de junho indicou que 93% dos gestores têm uma percepção de avanço no rendimento dos times. “A área que se dedica a analisar os resultados de clientes para a oferta de crédito mostrou um aumento de 20% na verificação de casos, com a mesma quantidade mesma quantidade de funcionários”, diz a superintendente de RH Jussara Lemos Soares Penhalbel.

 

Para ela, a experiência com o trabalho remoto e os ajustes de interação feitos no decorrer do distanciamento social ajudaram a elevar os níveis de eficiência. Com funcionários em seis estados, o banco já praticava o home office desde agosto de 2019 para determinados cargos por até dois dias na semana. Nos meses de pandemia, ele incrementou a dinâmica das reuniões virtuais, com reforço na pontualidade e assertividade na agenda. “Ficamos mais objetivos e a disponibilidade dos canais on-line acelerou o processo decisório”, diz. “No escritório, às vezes, não localizávamos colegas que estavam sempre em reuniões.” Com a mudança, relatórios de resultados passaram a ser gerados todos os dias ou semanalmente e a diretoria, que antes se reunia uma vez por semana, passou a se “encontrar” todo dia.

 

Para gerenciar o desempenho do quadro, o banco usa sistemas que controlam o volume de solicitações e o tempo de atendimento das demandas e que realizam chats privados e entre times. Nos últimos três meses, manteve mais de 80 salas virtuais abertas, simultaneamente. A intenção agora é rever a antiga política de home office, em relação a freqüência e quais cargos são elegíveis.

 

Na OLX, plataforma de compra e venda de mercadorias, os departamentos de vendas e atendimento ao cliente ganharam destaque. O primeiro mostrou um avanço de 3% e 9% nos resultados de maio e junho, respectivamente, em relação a abril, enquanto o time de atendimento absorveu uma demanda 27% maior entre março e maio em relação ao mesmo período de 2019 – com a mesma equipe. Todos os 750 funcionários, em São Paulo e no Rio de Janeiro, estão em casa desde 16 de março.

 

Sérgio Povoa, chief human resource officer (CHRO) da OLX, diz que a companhia investiu em um software de telefonia na nuvem, que acompanha o número de ligações de negócios realizadas pelos funcionários, além de mensurar o tempo em linha. Atas de desempenho também foram automatizadas em abril para que os gestores comerciais acompanhem números atualizados de hora em hora e possam corrigir estratégias rapidamente.

 

Na área de vendas internas, responsável por vendedores profissionais de pequeno e médio porte que atuam na plataforma, houve um salto de 6% em novas entregas e de 15% na retenção de clientes que pediram cancelamento no período da pandemia, afirma. A OLX despachou notebooks, celulares corporativos e modems, além das cadeiras dos escritórios, para as residências dos funcionários. O apoio a distância inclui ainda sessões on-line com psicólogos, ginástica laboral, meditação e ioga. O CEO Andries Oudshoorn também lidera uma reunião semanal para falar sobre o andamento dos negócios, apresentar recém-admitidos e responder perguntas.

 

Na visão de Rodrigo Pádua, vice-presidente global de gente e cultura do grupo Stefanini, da área de tecnologia, ferramentas de medição de produtividade são bússolas importantes nesses meses, mas é o “mindset” dos gestores é que está fazendo a diferença. “Os líderes buscam proporcionar um ambiente de confiança e transparência”, diz. “É o engajamento que ajuda as empresas a fazer o home office dar certo.”

 

A Stefanini tem escritórios em 41 países e 25 mil funcionários no mundo, sendo 14 mil no Brasil. O trabalho remoto local começou em 23 de março e mais de 90% do quadro aderiu. Segundo Pádua, foi registrado um acréscimo de produtividade acima de 10% em áreas que trabalham com soluções digitais, como computação em nuvem e inteligência artificial. A meta da empresa pós-covid é colocar até 50% dos funcionários remotos em até 18 meses, com três regimes de expediente. Haverá o home office total; uma configuração parcial, em que o funcionário opta por um ou dois dias em casa; e de horários flexíveis para entrar na empresa, a fim de evitar congestionamentos ou horários de pico no transporte público. Outra novidade é o incentivo a contratações de funcionários em qualquer lugar do país, mesmo que não haja um escritório do grupo na cidade do candidato. “A expectativa é que a empresa continue crescendo, sem a necessidade de ampliar escritórios”, diz.

 

Na empresa de programa de fidelidade Dotz, pesquisas indicam que 93% dos funcionários estão entregando melhores resultados do que antes da pandemia. Com cerca de 300 funcionários em 12 Estados, todos isolados desde 16 de março, o nível de engajamento subiu de 75,5%, em fevereiro, para 89,2%, no final de abril. Em relação às admissões no período de isolamento, 39% foram fechadas antes do prazo estimado, diz Fábio Sant’Anna, diretor de gente & gestão.

 

A receita para dinamizar os ganhos, segundo ele, combina planejamento semanal de alinhamento de tarefas com gestão ágil. Ela foi ampliada no início da pandemia para auxiliar todos os gestores – antes era praticada só no setor de desenvolvimento de produtos. “Cerca de 90% da liderança sinaliza que os times estão mais produtivos nas áreas de negócios, finanças e marketing.”


Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais