SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   ABTP participa de reunião sobre Módulo-Recintos do Portal Único de Comércio Exterior

ABTP participa de reunião sobre Módulo-Recintos do Portal Único de Comércio Exterior


Fonte: ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários (9 de julho de 2020 )

 

O novo procedimento do “Módulo-Recintos” do Portal Único de Comércio Exterior reduzirá para cerca de 200 o total de informações que deverão ser enviadas pelos terminais portuários para o “data lake” da Receita Federal, em meio digital, por meio de API (Application Programming Interface).

 

A informação foi apresentada pela Receita Federal, nesta quarta-feira (08/07), em reunião virtual promovida pelo Procomex sobre a implementação do “Módulo-Recintos”, no Portal Único de Comércio Exterior.

 

Substituição

O “Módulo-Recintos” do Portal Único substituirá as exigências atuais, previstas no ADE COANA/COTEC 02/2003, que obrigam os terminais portuários alfandegados a disponibilizar para a RFB, remotamente, por meio da internet, um conjunto de cerca de 1000 tipos de informações sobre as operações que realizam, referentes à movimentação física de pessoas, veículos e cargas, além de um rol extenso de relatórios pré-formatados.

 

A ABTP vem acompanhando os avanços na implantação do “Módulo-Recintos” pela RFB e debatendo seus reflexos. “Os impactos prováveis da implementação, e que já podemos prever, referem-se à necessidade de desenvolvimento e atualização de funcionalidades dos sistemas informatizados utilizados pelos terminais portuários para envio das informações em formato digital”, destaca o consultor da ABTP, Marcelo D’Antona, que vem acompanhando o passo a passo do desenvolvimento do sistema.

 

Abaixo, os links com mais detalhes:


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais