SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Novo Quebra-Mar em Santos incentivará qualidade de vida, esportes e turismo

Novo Quebra-Mar em Santos incentivará qualidade de vida, esportes e turismo


Fonte: Prefeitura de Santos (8 de julho de 2020 )

Um espaço para todos, com opções de lazer e esportes destinadas a crianças, jovens e adultos, esportistas iniciantes ou profissionais. O Novo Quebra-Mar, que está sendo instalado no Parque Roberto Mário Santini, na praia do José Menino, foi concebido para oferecer atrações diferenciadas e tornar-se referência para a prática de esportes olímpicos e como opção turística, deixando a Cidade ainda mais preparada para receber visitantes o ano todo.

 

As obras foram iniciadas nesta segunda-feira (6) pelo fechamento completo do parque com tapumes e cerquites, por questão de segurança. Todos os bancos e mesas foram removidos, o playground infantil está completamente desmontado e as jardineiras foram demolidas. Agora, será iniciada a fase de remoção de postes de iluminação. Alguns serão realocados e haverá novos. A previsão é de que os trabalhos durem 180 dias.

 

O conceito do projeto, segundo a arquiteta Veridiana Nobre, baseou-se na ampla diversificação das atividades, acessibilidade universal e democratização do espaço público, totalmente moderno, criando um parque que valoriza a convivência entre as pessoas e que pode ser utilizado na maior parte do dia.

 

Com esse objetivo, uma setorização informal e natural organizará as atrações do parque em Mundo Kids (para crianças), Mundo Radical (com as opções para esportes) e Mundo 013 (que inclui os atrativos relacionados a símbolos da Cidade).

 

As opções para as crianças compreendem uma série de possibilidades para diversão e esportes com acessibilidade e segurança. A grande novidade será uma pista de pump track, de 200 metros quadrados, para que elas se aventurem por curvas inclinadas e recursos devidamente projetados para circuitos de bicicleta, patins, patinete ou skate.

 

Haverá também duas fontes interativas, uma no formato de um labirinto e outra formando um tubo, simulando uma manobra de surfe. “Além da interatividade com água e luz, os desenhos permitirão que a criança brinque nas fontes”, explicou Veridiana.

 

O Mundo Kids conta ainda com um playground acessível e lúdico, em forma de barco, e zip cross, brinquedo semelhante à tirolesa, com cadeiras adaptadas. Tudo sobre um novo piso emborrachado.

 

A pista de patinação permanecerá próxima à entrada principal, mas será ampliada em 250m², totalizando 670m². Segundo Veridiana, serão instalados bancos para que os pais possam assistir os filhos, usuários que quiserem descansar ou apenas trocar o calçado.

 

Para depois da diversão, um quiosque de 60 metros quadrados, dotado de área sombreada com pergolados, mesas e cadeiras será o espaço perfeito de encontros e lanches em família.

 

Seja para iniciantes ou os mais experientes, modalidades esportivas, olímpicas e radicais, não faltarão no novo parque. Haverá uma quadra de basquete 3×3 (versão do basquete tradicional), medindo 15×11 metros, e três estruturas para escalada: speed e lead, com torres de 17 metros de altura, e bolder (no formato de baleia, com cinco metros de altura). Das torres de escalada sairá a tirolesa, com 150 metros de extensão.

 

Para quem gosta de manobras radicais, será implantada uma pista de pump track, de mil metros quadrados. O espaço consiste em um trajeto de asfalto (piso adequado para bicicletas, skates e patins) com curvas e rampas que permitem percorrê-lo em uma velocidade contínua, sem que seja necessário pedalar ou pegar impulso, trazendo a experiência dos praticantes de mountain bike e BMX em suas pistas específicas.

 

O skate, que já tem forte relação com o espaço, ganhará uma nova pista, homologada pela confederação brasileira da modalidade para receber provas e circuitos internacionais nas modalidades street e park, além de um Centro de Treinamento em um novo prédio anexo para profissionais do esporte.

 

O Novo Quebra-Mar manterá a Escola e Museu do Surfe e a arquibancada. A reforma da Torre dos Jurados (ampliada este ano e com nova iluminação) já permite competições maiores e a prática do surfe noturno.
Há ainda um outro quiosque, no mesmo padrão da estrutura no Mundo Kids.

 

Os frequentadores do novo parque perceberão elementos que têm forte relação com a identidade santista. Próximo ao Museu do Surfe, será instalado o monumento Eu sou 013, onde as pessoas poderão tirar fotos com a baía de Santos ao fundo como recordação do passeio e da Cidade.

 

Os dois prédios administrativos já existentes no local serão grafitados por um artista local. Um com o rosto do campeão brasileiro de surfe, Picuruta Salazar, e outro com Chorão, ex-vocalista da banda Charlie Brown Júnior. Apaixonado por skate, ele foi vice-campeão paulista na modalidade freestyle. “Além disso, um desses imóveis será preparado para receber um estúdio de tatuagem”, frisou a arquiteta.

 

O Mundo 013 compreende ainda uma área multiúso de mil metros quadrados destinada a pequenos eventos, pocket shows e exposições, um restaurante e a área onde está a escultura de Tomie Ohtake, com o mirante, onde um outro espaço será criado com arquibancada para pequenos eventos culturais.

 

A obra será custeada pela iniciativa privada com recursos provenientes de contrapartida exigida à empresa Valoriza Energia SPE, que pretende instalar uma Unidade de Recuperação de Energia (URE) em terreno particular na Área Continental de Santos, onde hoje já funciona um aterro sanitário. A viabilidade do empreendimento e a autorização municipal para funcionamento dependerão das aprovações dos órgãos ambientais e cumprimento das legislações vigentes.

 


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais