SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Receita Federal apresenta o estudo inédito sobre tempos de importação

Receita Federal apresenta o estudo inédito sobre tempos de importação


Fonte: ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários (1 de julho de 2020 )
Clique aqui para acessar ao estudo

 

A divulgação do resultado do Estudo de Tempos de Importação (Time Release Study – TRS) foi realizada nesta terça-feira (30/06) pelo YouTube. A iniciativa é inédita e seguiu a metodologia recomendada pela Organização Mundial de Aduanas (OMA). O estudo, que foi capitaneado pela Receita Federal do Brasil, mede os tempos para a liberação de mercadorias, desde sua chegada até sua efetiva entrega ao importador, e será repetido anualmente.

 

Os resultados do estudo foram apresentados pelo secretário Especial da @Receita Federal do Brasil, José Barroso Tostes Neto, que agradeceu a participação da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e de outros representantes da iniciativa privada, que colaboraram para a elaboração do levantamento.

 

Neto também destacou a parceria com a VIGIAGRO e com a ANVISA para a realização do trabalho. Afirmou que o estudo permite a montagem de um diagnóstico mais preciso das ações que a RFB, os demais órgãos de governo e os atores privados devem adotar para assegurar mais celeridade na passagem das cargas pelos portos.

 

“A Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) contribuiu ativamente para a construção do estudo, e seguirá atuando para a implementação de iniciativas de aperfeiçoamento, derivadas das conclusões do estudo TRS”, afirmou o consultor da ABTP, Marcelo D’Antona.


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais