SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Marinha apreende mil toras de madeira irregular na foz do Rio Tocantins, no Pará

Marinha apreende mil toras de madeira irregular na foz do Rio Tocantins, no Pará


Fonte: Marinha do Brasil (29 de junho de 2020 )
Militares do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas garantiram a segurança durante todo o transporte da carga ilegal

 

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 4º Distrito Naval, apreendeu, no dia 25 de junho, cerca de mil toras de madeira ilegal, na Foz do Rio Tocantins, no interior do estado do Pará. A carga, que não apresentava nota fiscal e despacho, chegou em Belém no final da tarde de sábado (27). A abordagem ocorreu durante Inspeção Naval realizada pelo Aviso Patrulha “Tucunaré”, no contexto da Operação “Verde Brasil II”, do Ministério da Defesa.

 

O comboio que realizava o transporte do material irregular era formado por três empurradores (“J Enrico”, “O Filé” e “O Ferinha”) e quatro balsas (“Rio Jaci”, “Bibi XIV”, “Porto Felipe” e “Mand II”). Ele não apresentava a documentação de todas as balsas e de dois empurradores e, também, foram constatados excesso de carga e ausência de condutor habilitado em dois empurradores, gerando riscos para a segurança da navegação.

 

A carga apresada ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS/PA) e a tripulação das embarcações foi encaminhada para acompanhamento dos órgãos competentes.

 

Na ocasião, o Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte destacou a interação entre as instituições federais, estaduais e de meio ambiente: “A sinergia que ocorre entre os diversos órgãos durante a Operação Verde Brasil, unindo forças cada um dentro da sua expertise, é de fundamental importância para o combate do desmatamento e de outros crimes transfronteiriços”.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais