Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Stolthaven investe em tecnologia para otimização do acesso ao Porto de Santos 

Fonte: INC Pautas (26 de junho de 2020)

Foto: Divulgação


A Stolthaven Santos, empresa do grupo Stolt-Nielsen Limited – líder global de soluções integradas de transporte e armazenagem de produtos líquidos a granel – anuncia ações e investimentos junto à prefeitura da cidade de Santos, atendendo legislação municipal e que terão impactos positivos para a sociedade santista. O Termo para Implantação de Medidas Mitigatórias (TRIMMC) foi assinado nesta quarta-feira, 24 de junho, pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa e o gerente-geral da Stolthaven no Brasil, Marcelo Tiacci Schmitt.
 
Instalada no bairro Alemoa, em Santos (região portuária próximo ao centro velho) há mais de 40 anos, a empresa realizou obras de expansão da área de tanques em seu terminal, entre os anos de 2017 e 2019, para armazenagem de combustíveis. Com isso, foi preciso atender a algumas exigências legais do município para garantir a continuidade de suas atividades no local sem gerar impactos negativos à sociedade, resultantes do Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV) .
 
“Estamos há mais de quatro décadas em Santos e nossa atuação ao longo desses anos tem sido no desenvolvimento do Porto Santista através de ações transparentes e em conformidade com a legislação. Encontramos uma forma inteligente com a Prefeitura de Santos para direcionar os investimentos previstos no TRIMMC para ações que possam dar o maior retorno à sociedade neste momento. Solidários à urgência do combate ao Coronavírus, proporcionamos meios para que a área de saúde municipal possa atender toda a população com eficiência e bons recursos, além de investimentos na melhoria do trânsito, com implantação de sinalização inteligente da nova e principal via de acesso ao Porto de Santos, desafogando o fluxo na entrada da cidade”, pontua Marcelo Tiacci Schmitt, gerente-geral da Stolthaven Santos.
 
Tecnologia e ações pontuais em prol da sociedade
O terminal da Stolthaven Santos ocupa uma área de aproximadamente 94 mil m2 e, na expansão mais recente, a empresa investiu em novos tanques para armazenagem de combustíveis ampliando sua capacidade em 15mil m3 , totalizando os atuais 150mil m3. Isso gerou a necessidade de avaliação do impacto da obra no entorno, considerando população e demais terminais de outras empresas também instaladas no local – a área de influência do empreendimento inclui, parcialmente, o bairro Chico de Paula.
 
Um Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV) foi elaborado levando em consideração as características locais, assim como aspectos apontados pelas normas do documento exigido pela Secretaria de Estado e Desenvolvimento Urbano e Habitação. Com envolvimento de todas as secretarias municipais, a Comissão Municipal de Análise de Impacto de Vizinhança (COMAIV) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as ações da Stolthaven Santos foram divididas em frentes que tiveram graus de prioridade e urgência formalizados no TRIMMC.
 
Como empresa que atua nas cadeias logísticas, a infraestrutura foi um dos alvos, com a revitalização e implantação de sinalização com semáforos inteligentes, na via de entrada principal do Porto. O local passa por melhorias em todo o entorno da chegada à cidade pela Rodovia Anchieta, e também é acesso para uma das entradas do terminal da Stolthaven Santos.
 
O cruzamento entre a Avenida Doutor Albert Schweitzer e Rua Augusto Scaraboto é ponto de problemas diários envolvendo congestionamento e excesso de veículos, o que acaba impactando diretamente no planejamento logístico das empresas ali instaladas e caminhoneiros, assim como na rotina dos funcionários, moradores e pedestres que por ali circulam diariamente. O problema será resolvido com os investimentos semafóricos.
 
Apoio ao combate da crise sanitária provocada pelo Coronavírus foi outra decisão do aporte: a área da Saúde foi contemplada com recursos ao Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb) para infraestrutura, sendo a Stolthaven primeira empresa a contribuir significativamente para o mesmo logo no início da pandemia em março, incluindo equipamentos, materiais e móveis para o melhor funcionamento das unidades de saúde municipais tendo como objetivo principal, o combate ao COVID-19.
 
“Essa foi uma inovação dentro do termo de compensação, com um recurso destinado à saúde, que será muito útil no enfrentamento à pandemia, para que a cidade siga com esse trabalho, que é referência no atendimento àqueles que mais precisam”, comenta o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
 
Todas as ações da Stolthaven Santos, têm sempre como linha mestra os valores do grupo Stolt-Nielsen Limited, que diz: Decidam, executem e sintam-se responsáveis uns pelos outros. Permaneçam unidos como um time. Construam uma cultura de disciplina e respeito. E tem sido exatamente desta forma que a empresa está tratando a população santista.
 
“A Stolthaven tem compromisso com a transparência em suas negociações e relações com clientes, fornecedores e poder público, não poderia deixar de ser assim com a sociedade em que está inserida. Assim como cuidamos uns dos outros, entendemos que precisamos colaborar e ter responsabilidade social e ambiental com a sociedade que nos acolhe e permite que nossos negócios sejam legítimos, fazendo uma troca positiva nesta interatividade empresa-sociedade civil”, reforça Schmitt.
 
Vale ressaltar que, de acordo com o EIV, a ampliação durante o período das obras para ampliação do terminal da Stolthaven Santos não registrou ocorrência de qualquer tipo de impacto negativo, seja social, ambiental ou urbano. Outro ponto importante de todo o processo é que as operações no local onde a empresa está instalada não tem interferido no entorno.
 
Sobre a Stolthaven Santos
Presente no Brasil há mais de 40 anos no bairro Alemoa, em Santos, a Stolthaven Santos realiza a armazenagem e a distribuição de produtos químicos, químicos de especialidade, óleos vegetais e combustíveis a granel. Tem como missão ser o provedor global mais respeitado através de sua rede de Terminais, oferecendo soluções de valor centradas nos interesses de seus clientes.
 
A empresa, que está localizada em uma área de 93.935,62 m2, tem capacidade instalada de tancagem de 150 mil m3 com possibilidade de chegar a 200 mil m3 e pertence ao grupo Stolt-Nielsen Limited, líder global de soluções integradas de transporte e armazenagem para produtos químicos líquidos a granel, óleos vegetais, ácidos e outros líquidos especiais por meio de suas três maiores divisões de negócios: Stolt Tankers de navegação, com uma frota de 155 navios, Stolthaven Terminals, com 4,9 milhões de m3 de capacidade de armazenagem em 16 Paises e Stolt Tank Containers, com 40.000 tank-containers e mais de 22 depots.
 
Outros negócios do grupo são a Stolt Sea Farm, que produz e comercializa pescados de alta qualidade em 15 fazendas marítimas, e a Stolt-Nielsen Gas, que através da Avenir LNG, transporta gás liquefeito de petróleo (GLP). A Stolt-Nielsen Limited está listada na Bolsa de Valores de Oslo (Oslo Børs: SNI) e emprega mais de 5.000 funcionários em 42 escritórios em todo o mundo.