SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Provavelmente superamos a pior fase da crise do coronavírus, diz Christine Lagarde

Provavelmente superamos a pior fase da crise do coronavírus, diz Christine Lagarde


Fonte: Estadão (26 de junho de 2020 )
Christine Lagarde, a primeira presidente do Banco Central Europeu Foto: Thomas Lohnes/Getty Images

A presidente do Banco Central Europeu (BCE)Christine Lagarde, disse nesta sexta-feira, 26, que “provavelmente superamos a pior fase” da crise do coronavírus. Ela ressaltou que o choque atual é mais grave do que a crise financeira de 2008 e que há um sentimento de cautela em relação à possibilidade de uma segunda onda de infecções pela covid-19.

 

Em evento virtual promovido pela Convenção de Líderes Empresariais Europeus, Lagarde previu que a recuperação econômica será complicada em meio a tantas incertezas.

 

Ela comentou que os níveis de poupança cresceram substancialmente nos últimos dois meses, mas fez a ressalva de que vai demorar um pouco antes que esse movimento se traduza em mais investimentos e gastos.

 

Segundo Lagarde, os bancos centrais globais têm respondido à crise de “forma maciça” e reiterou que o BCE tem como foco a estabilidade dos preços.

 

Referindo-se ao Programa de Compras de Emergência na Pandemia (PEPP, na sigla em inglês), ela afirmou que o BCE sabia que “tinha mais a fazer” para garantir liquidez suficiente e possibilitar que os bancos continuassem “emprestando para a economia”.

 

Para Lagarde, para combater essa crise, é preciso usar todos os instrumentos disponíveis nas frentes monetária e fiscal. “Pelo menos uma vez, as políticas monetária e fiscal têm trabalhado juntas”, disse a ex-presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI).


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais