SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Dragagem   /   Presidente do Porto de Santos explica as movimentações recordes

Presidente do Porto de Santos explica as movimentações recordes


Fonte: Moneyreport (26 de junho de 2020 )

 

Algumas felizes conjunções permitiram que o Porto de Santos acumulasse um desempenho extraordinário em um ano péssimo para a economia. Os investimentos anteriores em infraestrutura e gestão da Santos Port Authority (SPA), a antiga Codesp, e também de seus parceiros, permitiram atingir em 2020 recordes seguidos na movimentação de cargas, em especial as exportações, favorecidas pelo desequilíbrio do câmbio e uma supersafra de grãos.

 

Presidente da SPA, Fernando Biral explicou o que é feito no principal ponto de embarque de produtos e commodities do Brasil. Em 2020, a movimentação cresceu 10%, em relação ao ano anterior, e deve terminar o ano com um volume de 140 milhões de toneladas. O complexo soja teve uma alta de 20%, seguido de 17% para açúcar e 8% para carnes. Com um peso geral menor, o óleo combustível cresceu 45%. Para manter o ritmo, os investimentos devem continuar. “Para destravar o porto, vamos investir em acessos e novos terminais”, diz Biral, citando os futuros viadutos ferroviários para desimpedir o tráfego de trens e caminhões, trabalhos de dragagem do canal e o novo terminal da exportação de celulose que ocupará um antigo e ineficiente pátio de contêineres.


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais