SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Senado rejeita por unanimidade artigos da MP 932 que prejudicavam o setor portuário

Senado rejeita por unanimidade artigos da MP 932 que prejudicavam o setor portuário


Fonte: FENOP (24 de junho de 2020 )

A Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP) informa que foi rejeitado por unanimidade no Senado Federal os artigos do Projeto de Lei de Conversão da Medida Provisória 932/2020 que tratavam do Sistema S Portuário (arts. 3º e 4º). Agora, o sistema portuário está unido e mais fortalecido, o que estimula no incremento da luta para que o setor tenha um sistema de capacitação condizente com a importância das atividades portuárias no Brasil.

 

Os erros e os conflitos legais apontados pela FENOP aprovados Câmara dos Deputados foram reconhecidos pelo Senado, que resolveu a questão e aprovou a MP sem as mudanças feitas pelos deputados.

 

PARA ENTENDER:

A MP 932/20 trata das alíquotas das contribuições obrigatórias dos empregadores aos serviços sociais autônomos como Senai, Sesc, Sesi, Senac, Senar, Sescoop, Senat e Sest. Na Câmara dos Deputados, o relatório do Deputado Federal, Hugo Leal (PSD/RJ – relator da matéria) foi aprovado, convertendo a MP com a inserção de dois artigos que transferiam os recursos das empresas portuárias para o SEST/SENAT -CNT – Confederação Nacional dos Transportes, que não tem competência sobre as atividades portuárias.

 

O relator da matéria no Senado, Senador Paulo Paim (PT-RS), foi brilhante em sua atuação, defendendo o setor portuário, juntamente com outros senadores que ajudaram a impugnar os artigos que prejudicavam o setor portuário.

 

Nesse processo de votação na Câmara e no Senado, foi possível demonstrar que os setores empresarial e laboral, também podem ter bandeiras comuns. Assim a FENOP como entidade empresarial pode atuar conjuntamente, nesse ponto, com as Federações laborais portuárias: FNP – FNE e FENCCOVIB. Também foram de fundamental importância a atuação da ABRATEC e ABTP, dos SINDOPs e dos OGMOs, que atuaram conjuntamente para que essa medida não cometesse injustiças com o setor portuário.

 

A FENOP também reconhece o grande trabalho realizado pela Deputada Rosana Valle que na Câmara dos Deputados lutou para tentar impedir os equívocos formulamos pelo Relator da matéria.

 

A MP 932/2020 foi aprovada no Senado e agora segue para sanção presidencial.


Mais lidas


  Na última sexta-feira (08) o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) recebeu, na sua sede, o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Mario Povia.   Essa foi à primeira visita do secretário a entidade desde que assumiu a pasta, em maio deste ano, e […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais