SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto de Leixões estreia nova ligação regular para a Bélgica

Porto de Leixões estreia nova ligação regular para a Bélgica


Fonte: Portos de Portugal (23 de junho de 2020 )

O Porto de Leixões passou a assegurar, a partir de 20 de junho, uma nova ligação ao Porto de Zeebrugge, na Bélgica, com escalas duas vezes por semana.

 

O novo serviço, da responsabilidade da CLdN e operado pela Yilport Leixões, vai traduzir-se num aumento da capacidade da oferta ro-ro, uma vez que vai possibilitar o transporte com recurso ao novo navio Laureline, contruído em 2019 e com capacidade de carga para 5 mil metros lineares.

 

A nova ligação vai premitir o acesso a novas rotas com origem e destino em Leixões via Zeebrugge, nomeadamente, Gotemburgo (Suécia), Esbjerg (Dinamarca) e Cork (Irlanda). Já as ligações atuais da CLdN via Roterdão (Países Baixos) para Purfleet e Killingholme (Reino Unido) e Dublin (Irlanda) serão mantidas.

 

“O Porto de Zeebrugee é a principal referência na Europa em tráfego ro-ro. Esta nova ligação é importante para a economia portuguesa no acesso aos mercados internacionais e reafirma a relevância do Porto de Leixões para a economia regional e nacional.”, refere a Administração dos Portos do Doro, Leixões e Viana do Castelo.

 

Recorde-se que o Porto de Leixões é o primeiro porto nacional em volume de carga ro-ro e contabilizou, no primeiro trimestre do ano, mais de 1,4 milhões de toneladas de mercadorias exportadas.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais