SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Banhistas ignoram regras no 1º dia de abertura das praias em Santos

Banhistas ignoram regras no 1º dia de abertura das praias em Santos


Fonte: G1 (23 de junho de 2020 )
Reportagem registra grande movimentação no primeiro dia de flexibilização das praias em Santos — Foto: Alex Ferraz/Jornal A Tribuna

 

O início do inverno não impediu os moradores de Santos, no litoral de São Paulo, de aproveitarem o primeiro dia de reabertura parcial das praias na cidade. Mesmo porque esta segunda-feira (22) começou com sol e temperaturas acima dos 28ºC. O resultado foi uma grande movimentação na faixa de areia e desrespeito ao distanciamento e uso de máscara de proteção obrigatória durante a pandemia do coronavírus.

 

O G1 percorreu trechos das praias de Santos e registrou bastante movimento nas primeiras horas de flexibilização. Muitas pessoas estavam sem máscara de proteção. Além disso, havia pessoas caminhando em duplas ou perto umas das outras. A recomendação é manter distância mesmo entre pessoas da mesma família.

 

O secretário de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel, espera que a população tenha muita responsabilidade para usufruir da praia nos horários pré-determinados pelo decreto. Ele reforça que estão proibidos esportes coletivos, aglomerações e circulação sem máscara. Também explica que não foi liberada a montagem de barracas, cadeiras e guarda-sóis.

 

“Finalmente houve essa liberação tão esperada pelos santistas. Se vier com familiar, tem de ter bom senso e manter uma distância segura de pelo menos 1,5 metro, desde que estejam usando máscara corretamente. Reforçaremos as fiscalizações por meio da Guarda Civil Municipal, com apoio da Polícia Militar”, afirmou o secretário.

 

“Foram longos dia em isolamento, não é agora que o santista vai colocar tudo a perder por irresponsabilidade de algumas pessoas. Dependendo do comportamento da pessoas ao longo dos próximos dias, não há por que não flexibilizar ainda mais, se os números permitirem.”

 

A flexibilização do acesso às praias foi anunciada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) durante transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite deste domingo (21). Está permitida a prática de caminhada, corrida, esportes individuais, surfe e canoagem das 6h às 10h e das 16h às 20h. Já a natação e o Stand Up Paddle estão liberados das 6h às 10h e das 16h às 18h.

 

A faixa de areia estava proibida para banhistas desde 20 de março. Já o calçadão teve acesso bloqueado em 4 de abril, depois que a administração municipal percebeu um aumento de moradores circulando no local, sem respeitar o distanciamento mínimo necessário.

 

De acordo com o prefeito, a flexibilização decorre da taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) na cidade. Segundo ele, os indicadores da pandemia de Covid-1-19 no município também são levados em conta.

 

Horários permitidos e regras para cada atividade

  • Corrida: permitida das 6h às 10h e das 16h às 20h, exclusivamente na faixa arenosa, observando-se o distanciamento mínimo de 10m (dez metros) entre os praticantes.
  • Caminhada: permitida das 6h às 10h e das 16h às 20h, na faixa arenosa e nas calçadas na orla da praia, observando-se o distanciamento mínimo de 5m (cinco metros) entre os praticantes.
  • Surfe: permitido das 6h às10h e das 16h às 20h.
  • Canoagem individual: permitida apenas com equipamentos individuais, das 6h às 10h e das 16h às 20h, mediante agendamento nas guardarias.
  • Stand up paddle: permitido das 6h às 10h e das 16h às 18h, mediante agendamento nas guardarias.
  • Natação: permitida exclusivamente para fins de treinamento, das 6h às 10h e das 16h às 18h, apenas no trecho compreendido entre o Canal 5 e o Aquário Municipal.

 

Atividades proibidas na orla e nas praias

  • Atividades físicas ou esportivas coletivas.
  • Banhos de mar.
  • Instalação ou utilização de cadeiras, guarda-sóis, esteiras, barracas e afins.
  • Prática de comércio ambulante.
  • Consumo de alimentos e bebidas alcoólicas.
  • Passeio com animais domésticos ou de estimação.
  • Qualquer fim turístico.
  • Utilização de bancos, cadeiras, mesas, parques infantis, brinquedos, aparelhos de ginástica e academias ar-livre da orla e da faixa arenosa.

Mais lidas


  Estivemos presente na primeira Expo Retomada – Evento Teste Oficial autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, para falarmos sobre a reabertura dos eventos.   Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas participou no 3º Painel: “Novas oportunidades de gestão para o setor de eventos” ao lado da Sueli Martinez […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais