SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Petrobras vai dobrar exportações de petróleo a partir do Porto do Açu

Petrobras vai dobrar exportações de petróleo a partir do Porto do Açu


Fonte: Valor Econômico (22 de junho de 2020 )
Porto do Açu — Foto: Divulgação

A Petrobras assinou um aditivo com a Açu Petróleo, parceria da Prumo Logística com a alemã Oiltanking, para aumentar as atividades de transbordo de petróleo no seu terminal privado no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Com o novo acordo, a estatal brasileira aumentará o volume movimentado, dos 48 milhões de barris previstos inicialmente, para barris. O aditivo mantém o prazo do acordo inicial, válido até março de 2021.

 

Atualmente, a Petrobras é a única empresa que tem seus próprios terminais para realizar as operações de exportação a partir do Brasil. Ainda assim, em 2019, o Terminal de Petróleo do Porto do Açu foi responsável por 15% das movimentações da petroleira. Em abril de 2020, a Petrobras bateu recorde de movimentação e a Açu Petróleo foi responsável por 23% das exportações da empresa.

 

Shell, Petrogal, Total, Equinor e Repsol também exportam petróleo a partir do Açu. Desde sua inauguração, em 2016, a Açu Petróleo já realizou mais de 170 operações de transbordo, o que representa cerca de 170 milhões de barris movimentados.

 

Diante das perspectivas de crescimento das exportações nos próximos anos, a Açu Petróleo prevê a construção de um parque de tancagem e dois oleodutos com 40 quilômetros para conectar o terminal até Barra do Furado, em Quissamã (RJ), e também interligar o Açu à atual malha de dutos da Petrobras, possibilitando fornecimento de petróleo cru para as refinarias Regap (MG) e Reduc (RJ).


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais