Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Petrobras vai dobrar exportações de petróleo a partir do Porto do Açu

Fonte: Valor Econômico (22 de junho de 2020)

Porto do Açu — Foto: Divulgação


A Petrobras assinou um aditivo com a Açu Petróleo, parceria da Prumo Logística com a alemã Oiltanking, para aumentar as atividades de transbordo de petróleo no seu terminal privado no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Com o novo acordo, a estatal brasileira aumentará o volume movimentado, dos 48 milhões de barris previstos inicialmente, para barris. O aditivo mantém o prazo do acordo inicial, válido até março de 2021.
 
Atualmente, a Petrobras é a única empresa que tem seus próprios terminais para realizar as operações de exportação a partir do Brasil. Ainda assim, em 2019, o Terminal de Petróleo do Porto do Açu foi responsável por 15% das movimentações da petroleira. Em abril de 2020, a Petrobras bateu recorde de movimentação e a Açu Petróleo foi responsável por 23% das exportações da empresa.
 
Shell, Petrogal, Total, Equinor e Repsol também exportam petróleo a partir do Açu. Desde sua inauguração, em 2016, a Açu Petróleo já realizou mais de 170 operações de transbordo, o que representa cerca de 170 milhões de barris movimentados.
 
Diante das perspectivas de crescimento das exportações nos próximos anos, a Açu Petróleo prevê a construção de um parque de tancagem e dois oleodutos com 40 quilômetros para conectar o terminal até Barra do Furado, em Quissamã (RJ), e também interligar o Açu à atual malha de dutos da Petrobras, possibilitando fornecimento de petróleo cru para as refinarias Regap (MG) e Reduc (RJ).