Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Porto de Imbituba recebe operação especial de desembarque de equipamentos eólicos

Fonte: Porto de Imbituba (19 de junho de 2020)

 Entre esta quarta e quinta-feira (17 e 18), o Porto de Imbituba foi palco do desembarque de equipamentos eólicos. A importação chegou da China embarcada no navio DA GUI, que atracou no Cais 2 na noite de ontem e já desatracou na tarde de hoje. Durante a operação especial, a equipe técnica de trabalhadores portuários realizou a movimentação de 3 pás de aproximadamente 67 metros de comprimento e 5 partes de torre que, quando montadas, formarão a turbina eólica. Também foram descarregados três componentes (hub, nacelle e drivetrain) e um contêiner com equipamentos para a montagem de aerogeradores.
 
A movimentação de grandes cargas de projeto é um know-how que vem sendo explorado pelo porto público. No início do ano, também foram embarcados transformadores e geradores de grande porte.
 
Nesta operação foram utilizados guindastes do próprio navio, além de carretas especiais para o deslocamento das peças até o pátio de armazenagem. A operação portuária foi realizada pelas operadoras Simetria Logística e Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Carga Geral do Porto de Imbituba. O navio foi agenciado pela Wilson Sons.
 
Os equipamentos serão transportados até o Parque Eólico da Honda Energy na cidade de Xangri-Lá (RS), onde já existem nove aerogeradores. Inaugurado em 2014 pela subsidiária da Honda Automóveis no Brasil, o parque produz energia 100% limpa e renovável que é distribuída para a fábrica, escritórios e centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Desde a sua criação, o parque evitou a emissão de mais de 24 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.