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Governo aposta na modernização do Porto de Luanda


Fonte: ANGOP (18 de junho de 2020 )
VISTA PARCIAL DO PORTO DE LUANDA (ARQUIVO)

Numa mensagem dirigida aos responsáveis e trabalhadores da instituição, pelos 75 anos de existência, o governante declara que o Governo procura aumentar a capacidade institucional e de coordenação multidisciplinar, à luz dos princípios e paradigmas internacionais, tirando maior partido do potencial marítimo nacional.

 

“Ao contar com todos os seus colaboradores, projetamos, como Governo, um Porto de Luanda cujo paradigma de gestão esteja alinhado à agenda internacional, com base nas convenções de que Angola é parte, com atenção especial à integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), particularmente o 9, 11 e 16”, lê-se na mensagem.

 

Conforme o ministro, o ODS 9 sinaliza a importância da inovação e infra-estruturas adequadas, vectores fundamentais para a promoção e potenciação do crescimento económico por via da facilitação, eficiência e eficácia das condições operacionais e funcionais, para todos os intervenientes da cadeia de valor do comércio externo e logística.

 

O governante informa que, no âmbito dos ODS 11, definidos na Agenda 2030 das Nações Unidas, os transportes e as estruturas portuárias têm um papel relevante para tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resistentes e sustentáveis, por via do fornecimento de transporte seguro, acessível e sustentável para todos, através da expansão dos serviços de transportes públicos.

 

Relativamente aos ODS 16, pressupõe-se a criação de uma economia global mais sustentada e transparente, com a redução significativa de fluxos financeiros ilegais, da redução substancial da corrupção e do suborno em todas as suas formas e do desenvolvimento de instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.

 

O ministro encoraja o Conselho de Administração a conduzir, com integridade, os destinos da instituição, devendo, de forma adequada, formalizar todos os processos e procedimentos.

 

“O Porto de Luanda deverá reforçar o seu mecanismo de adesão ao Pacto Global das Nações Unidas, operacionalizar Código de Ética e adotar, cada vez mais, uma Estratégia de Sustentabilidade que incorpore uma conduta de princípios, valores e regras alicerçados na justiça, na transparência e na ética profissional, como primeiro passo para o estabelecimento da necessária relação de confiança entre os serviços públicos e os utentes dos seus serviços”, reforça.

 

Face à atual situação imposta pela Covid-19, o ministro aponta três razões que permitem encarar o momento desafiante e de incertezas, com optimismo moderado: a honrar da história de aprendizagem e transformações constantes, a preparação para o momento atual, que desafia a repensar-se constantemente a empresa e, por último, a gestão das expectativas quanto ao futuro, com a garantia de que o Porto de Luanda pode contar com o apoio do Executivo na construção de um porvir melhor.

 

Dados disponíveis indicam que sete milhões de toneladas é a quantidade de mercadorias manuseadas em 2019 pelo Porto de Luanda, um aumento de 62,1 mil em relação a 2018, representando uma subida de 0,88 por cento.

 

Em 2019, atracaram ao Porto de Luanda 510 navios de longo curso, tendo-se registado um movimento de menos 45 navios, comparando com 2018 – uma redução de 8,11%.

 

O Porto de Luanda é uma empresa pública. Este ano, com vista a promover o desenvolvimento e a melhoria da eficiência da atividade portuária, está a  realizar um Concurso Público Internacional para a concessão e exploração do seu Terminal Multiuso, através do envolvimento de operadores privados com experiência comprovada no sector.

 

O Terminal Multiuso do Porto de Luanda é uma infra-estrutura portuária que se dedica à operação simultânea de carga geral e contentores, possui um cais de 610 metros, uma profundidade de 12,5 metros e conta com uma área de 181.070 metros quadrados, com capacidade para movimentar 2.6 milhões de toneladas por ano.

 

O ministro felicita a instituição pela realização de ações que concorrem para a responsabilidade social da empresa, no apoio às medidas de prevenção e combate à Covid-19 nas comunidades da Boavista, Ilha do Cabo e Centro de Acolhimento de Crianças e Adultos dos Ramiros.


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