SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Portos oferecem oceano de oportunidades para o Brasil

Portos oferecem oceano de oportunidades para o Brasil


Fonte: Jornal Portuário (20 de maio de 2020 )

O Global Infrastructure Hub (GI Hub) nomeou Soluções de Negócios de Transporte Marítimo (MTBS) para apoiar o desenvolvimento e a entrega de uma consulta de mercado antecipada para o Programa de Privatização de Portos no Brasil, que é um aspecto essencial do Programa de País do GI Hub no Brasil .

 

O MTBS está trabalhando com o GI Hub para oferecer um diálogo estruturado entre os setores público e privado. A consulta antecipada ao mercado é uma ferramenta que pode fornecer à autoridade pública a oportunidade de cruzar seu pensamento com o de especialistas do setor privado, incluindo contratados, credores e investidores em ações, até o final da fase de preparação. Ele fornece uma oportunidade essencial para o setor privado fornecer feedback sobre como o pacote e o escopo do projeto podem ser desenvolvidos para garantir a participação do setor privado e melhorar a concorrência.

 

Em abril, foi realizada uma reunião inicial, liderada pelo GI Hub e MTBS, que envolveu partes interessadas brasileiras da Secretaria Nacional de Hidrovias e Portos do Ministério de Infra-estrutura, da Secretaria de Parcerias e Programas de Investimento do Ministério da Economia, do Planejamento e Empresa de Logística (EPL), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e várias principais autoridades portuárias.

 

Além da consulta de mercado e do plano estratégico, o fluxo de trabalho nos portos também está vendo o GI Hub fornecer treinamento de parceria público-privada para aumentar a capacidade do governo brasileiro. O treinamento inclui uma série de seminários on-line demonstrando ferramentas relevantes do GI Hub e um workshop de treinamento dedicado na plataforma multilateral SOURCE para infraestrutura de qualidade.

 

Os fluxos futuros de trabalho no âmbito do Programa do País são o fornecimento de duas iniciativas: um estudo de benchmarking sobre financiamento privado de longo prazo para infraestrutura e um estudo sobre as principais práticas para alocar e mitigar riscos em moeda estrangeira.

 

O Programa Brasil no País do GI Hub, que visa acelerar o desenvolvimento de aspectos específicos dos mercados de infraestrutura do Brasil, foi lançado em dezembro de 2019 por uma Carta de Intenção com a Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais (SAIN) do Ministério da Economia do país. Isso seguiu um trabalho intensivo, envolvendo consultas de avaliação de necessidades com o Governo do Brasil, consultas de validação de programas com vários bancos multilaterais de desenvolvimento e um recurso em tempo integral do Hub GI em terra no Brasil.

 

Os Programas por País do GI Hub são projetados para serem compromissos de um ano com países individuais para fornecer suporte intensivo a seus programas de infraestrutura em parceria com organizações multilaterais relevantes. O objetivo é proporcionar uma melhoria direta dos resultados mensuráveis ??para o desenvolvimento e implementação da infraestrutura daquele país e desenvolver aprendizados que possam ser assimilados nos futuros Programas Nacionais.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais