SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   “Quero que Suape seja o principal porto de abastecimento de combustíveis do Brasil ainda em 2020” 

“Quero que Suape seja o principal porto de abastecimento de combustíveis do Brasil ainda em 2020” 


Fonte: Brasil Export (22 de abril de 2020 )

 

Em participação durante videoconferência promovida pelo Fórum Brasil Export e Nordeste Export a patrocinadores e membros de seus comitês organizadores, o presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho, disse que a equipe do complexo portuário está trabalhando com o objetivo de se tornar o principal ponto de abastecimento marítimo de combustíveis da costa brasileira até o final deste ano de 2020. O porto pernambucano tem vocação para a operação de granéis líquidos, segmento responsável, no último mês de março, por 77% de toda carga movimentada em Suape. De acordo com informações da Petrobras e do Ministério de Minas e Energia atualizadas em 2019, o Brasil dispõe de 14 pontos de fornecimento de combustíveis marítimos.

 

Entre os trunfos de Suape, Cerquinho destacou a grande capacidade de tancagem, o processo que vem destravando burocracias junto à Refinaria Abreu e Lima, instalada no complexo portuário e administrada pela Petrobras, e as negociações para exportação do “bunker 2020“, em especial para Cingapura. De acordo com estudo da UNCTAD, publicado em 2012, o bunker representa 35% do valor do frete marítimo de um petroleiro com capacidade de carga de 10 mil toneladas. O preço do bunker 2020, adotado por ter composição que polui menos o meio ambiente, é fundamental para a competitividade no mercado internacional, portanto.

 

Segundo o documento “Oportunidades na Produção e no Abastecimento de Combustíveis no Brasil“, produzido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), “o Porto de Suape realiza uma movimentação significativa de diversos combustíveis, mas em termos relativos é mais importante para o abastecimento nacional de GLP, uma vez que ele concentra o recebimento da maior parcela de importação desse combustível” em toda a costa brasileira.

 


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais