SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Covid-19: orientações para portos e aeroportos são atualizadas

Covid-19: orientações para portos e aeroportos são atualizadas


Fonte: OMDN (22 de abril de 2020 )

As orientações para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) nos pontos de entrada do país foram atualizadas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou duas Notas Técnicas (NTs) com recomendações para portos e aeroportos brasileiros. Os textos apresentam definição de caso suspeito, conforme o Ministério da Saúde, e indicações sobre equipamentos de proteção individual (EPIs).

 

As NTs 62 e 65/2020 elencam recomendações para servidores da Anvisa, Receita Federal, Polícia Federal (PF) e Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). As medidas valem também para trabalhadores que fazem abordagem nos meios de transporte (embarcações e aeronaves) ou diretamente com viajantes.

 

Já para passageiros e demais trabalhadores, as notas citam a orientação do Ministério da Saúde para uso de máscaras faciais.

 

Portos e embarcações

Nota Técnica 65/2020 substitui a NT 47/2020, publicada em março, com medidas sanitárias válidas para portos e embarcações. Ela possui recomendações específicas para empresas e embarcações de transporte de passageiros (linhas marítimas ou fluviais regulares), embarcações fluviais, ferry boats, barcas, balsas e catamarãs.

 

A nota orienta ainda sobre cuidados nas plataformas marítimas e em embarcações esportivas e recreativas, veleiros e iates.

 

As linhas gerais da nota anterior foram mantidas, como condições para desembarque de tripulantes e atuação da equipe sanitária em portos.

 

Aeroportos e aeronaves

Já a nota NT 62/2020 atualiza o texto da nota 38/2020, também de março, voltada a aeroportos e aeronaves. Entre as orientações estão diretrizes específicas para operadores aéreos, incluindo táxis aéreos, e para os serviços aeromédicos.

 

Os operadores aéreos com menos de 19 assentos devem, por exemplo, ter disponíveis suprimentos à base de álcool em gel 70% para higienização das mãos, disponibilizar os EPIs necessários à tripulação e promover a higienização da aeronave. Já os que realizam serviços aeromédicos devem observar medidas adicionais, como a NT 04/2020.


Mais lidas


Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais